POLITICANDO

SEDEC realiza ação do programa “Defesa Civil Prepara” no bairro Satélite em Teresina

Objetivo foi discutir o enfrentamento de situações de risco, principalmente no período chuvoso

Técnicos da Sedec realizam ação

Técnicos da Sedec realizam ação "Defesa Civil Prepara" no bairro Satélite Foto: SEDEC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) realizou, neste sábado (25), mais uma ação do programa “Defesa Civil Prepara”, desta vez no bairro Satélite, zona leste de Teresina.

A equipe da Defesa Civil capacitou e fortaleceu o diálogo com os moradores do bairro Satélite, discutindo temas como o enfrentamento aos desafios e situações de risco, especialmente no período chuvoso que se aproxima.


Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o Defesa Civil Prepara tem o intuito de tornar as comunidades mais resilientes e preparadas para situações adversas.

"Sabemos que o Satélite é um bairro que, historicamente, apresenta alguns problemas relativos à drenagem, então a Defesa Civil não poderia deixar de marcar presença aqui na zona leste para capacitar e formar multiplicadores das boas práticas de proteção e Defesa Civil. Trata-se de uma semente  que estamos plantando. Posteriormente, vamos construir o mapeamento comunitário de risco para identificarmos e oferecermos as informações dos pontos de alerta para a comunidade", diz.


A moradora e presidente da Associação de Habitantes do bairro Satélite, Francisca Ditosa, conta que a iniciativa é um passo muito importante para a preparação e resiliência dos moradores. "Uma ação como essa é muito importante para todos nós, pois já estamos preocupados com o período chuvoso. Não tínhamos muitos conhecimentos que a Defesa Civil está nos proporcionando, então estamos adquirindo todas as orientações e agora temos como nos prevenir melhor", ressalta.

Fonte: SEDEC

Dê sua opinião: