POLITICANDO

Ex-governador Wellington Dias recebe Prêmio Todos Pela Educação em São Paulo

O prêmio foi concedido no "Evento Anual Educação Já: Renovando o Compromisso"

Wellington Dias  recebeu o prêmio em São Paulo

Wellington Dias recebeu o prêmio em São Paulo Foto: Assessoria parlamentar

O ex-governador do Piauí e pré-candidato a senador pelo PT, Wellington Dias, recebeu, nesta terça-feira (26), o Prêmio Todos Pela Educação, em reconhecimento à sua contribuição para o avanço de políticas públicas educacionais relacionadas à Educação Básica. O coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil foi premiado durante o Evento Anual Educação Já: Renovando o compromisso, em São Paulo.

Wellington Dias participou do primeiro painel do dia, cujo tema “O papel do Fórum de Governadores e do Congresso Nacional na Educação durante o período 2019-2022” foi discutido com os deputados federais Idilvan Alencar (PDT), Israel Batista (PSB) e a professora Rosa Neide (PT). O ex-governador destacou o trabalho do Fórum dos Governadores para manter a educação funcionando durante a pandemia, além da articulação para a vacinação.

“Na pandemia houve uma descentralização no Brasil, porque não tínhamos um Governo Federal forte, que pudesse dar diretrizes para a educação lidar com esse momento tão difícil. Nesse contexto, o Fórum dos Governadores entrou como um grande aliado da educação, no qual discutimos políticas públicas para aplicar nos estados de uma forma integrada. Assim, o Fórum dos Governadores se destacou, tanto na vacina quanto na educação”, disse.


Dias ressaltou também a ampliação do Ensino Superior para todos os municípios do Piauí e citou como exemplo a cidade de Guaribas, onde o ex-presidente Lula lançou o Programa Fome Zero por ser por ter, na ocasião, o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e hoje, apesar da distância de mais de 600 km da capital, possui Ensino Superior.

“Levamos Ensino Superior a todos os municípios do Piauí. O município de Guaribas, que foi referência no fome zero lá atrás, agora com Bacharelado em Administração com qualidade e formatura esse ano”, frisou.

Ainda durante sua fala, o pré-candidato ao senado Federal enfatizou a necessidade de medidas emergenciais de médio e longo prazo na educação. “Assim como no pós-pandemia na saúde, a educação também precisa de medida emergencial de médio e longo prazo e tenho certeza de que haverá uma sintonia muito grande pelo Fórum dos Governadores do Brasil com bons resultados”, completou Wellington Dias.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: