PODER

Wellington sabe que "forças ocultas" trabalham contra o governo do Piauí em Brasília

"Não é razoável trabalhar contra investimentos para o nosso povo", afirmou em vídeo

Governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias

Governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias Foto: CCom

Sem ainda havia alguma dúvida, agora o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), tem absoluta certeza de que "forças [não tão] ocultas", trabalham contra os interesses do Piauí em Brasília. Essa articulação contra a administração do PT no estado ficou escancarada com a portaria assinada no dia 4 de agosto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, suspendendo a liberação de recursos para o Piauí. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, no entanto, desmantelou o esquema armado no Palácio do Planalto, passando pela Casa Civil e pelo Senado Federal, para impedir o repasse pelo Banco do Brasil de R$ 800 milhões de empréstimo, autorizado pelos deputados no dia 3 de agosto. Ou seja, a portaria foi assinada por Paulo Guedes um dia depois da aprovação do empréstimo pelos Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

O governador Wellington Dias se reuniu, na sexta-feira (20), por videoconferência, com o ministro Dias Toffoli, para agradecer a decisão

Veja o vídeo!



“É uma decisão importante, que protege os interesses do povo com base na Constituição. A Constituição Brasileira coloca um pacto federativo em que os estados têm uma relação com o poder central, mas também com autonomia. Aqui temos uma legislação que assegura as condições de crédito, inclusive com o aval da União, e depois que o Piauí celebrou um contrato com o Banco do Brasil, aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Secretaria Nacional da Fazenda, epublicado com aprovação, a partir daí queriam negar a liberação desse crédito para investimentos no Piauí e não é razoável quem quer que seja trabalhar contra investimentos para o nosso povo. A decisão do Supremo decidiu pelo cumprimento das constituição e mais investimentos para o povo do Piauí", avaliou Wellington Dias, em vídeo divulgado na sexta-feira (20).

A Procuradoria Geral do Estado conseguiu no Supremo Tribunal Federal, por decisão do ministro Dias Toffoli a liberação dos R$ 800 milhões, contratados junto ao Banco do Brasil, para investimentos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, infraestrutura rodoviária, saneamento básico e infraestrutura hídrica.


Leia também:

https://www.parlamentopiaui.com.br/blogs/paulo-oliveira-pincel/governo-consegue-liberacao-de-r-800-milhoes-suspenso-portaria-de-paulo-guedes-192385.html

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: