PODER

Amostragem realiza a 5ª pesquisa sobre a Covid-19 em Teresina

O PARLAMENTOPIAUI.COM acompanhou a realização de teste rápido no Morada Nova

Adolescente faz o teste rápido para Covid-19

Adolescente faz o teste rápido para Covid-19 Foto: Paulo Pincel

A Prefeitura de Teresina, em parceria com o Instituto Amostragem, iniciou nesta sexta-feira (15), a quinta etapa da investigação sorológica para levantar a real   situação da pandemia do novo coronavírus na capital do Piauí. Pelos números da quarta pesquisa - por amostragem - realizada entre os dias 08 e 10 de maio, Teresina tinha mais de 17 mil infectados pela Covid-19. O levantamento leva em consideração uma população estimada em 864 mil 845 habitantes em Teresina.


São 15 equipes, formadas por dois técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), devidamente identificados com crachás e utilizando carros adesivados com a logomarca da PMT, que estão percorrendo todos os bairros da cidade, aplicando os questionários de perguntas e realizando testes rápidos para a Covid-19 nos entrevistados. Serão ouvidas 900 pessoas – estratificadas por sexo e idade - em todas as regiões da cidade.

As equipes usam crachá de identificação e andam em carros adesivados
Foto: PMT

A reportagem do PARLAMENTOPIAUI.COM acompanhou a realização de um dos quatro testes rápidos realizado na manhã desta sexta-feira (15),  no Conjunto Morada Nova, na zona Sul de Teresina, onde é elevado o número de infectados por Covid-19. A pessoa testada foi uma adolescente, moradora do Bloco 4 da Quadra 22 (que preferiu não ser identificada). Enquanto aguardava o resultado do exame, a bioquímica Thayla Costa fazia as recomendações do protocolo para a Covid-19, no caso do exame testar positivo ou negativo.

A orientação para positivados para Covid-19 é isolamento total por 14 dias, com uso de máscara e sem contato com pessoas da família que moram na mesma residência. Utensílios e outros objetos pessoais precisam ser desinfetados após o uso pela pessoa que testou positivo, isto é, que apresenta anticorpos na amostra de sangue, confirmando que houve a infecção pelo novo coronavírus e o organismo reagiu produzindo anticorpos para a Covid-19. O resultado da adolescente foi negativo.

“Testamos positivo para Covid-19 em um exame realizado no Matadouro (bairro da zona Norte de Teresina). Uma jovem, que no dia anterior havia dado uma festa para os amigos”, contou Adriano Bezerra, que entrevistou mãe e filha (que fez o teste rápido. “Gostaríamos de contar com o apoio da população, que em alguns casos tem reagido de forma até agressiva com as equipes de pesquisadores”, lamentou Adriano.

 
Adolescente faz o teste rápido no bairro Morada Nova
Foto: Paulo Pincel

Objetivo é saber a real situação da pandemia

“Com essas pesquisas realmente sabemos a dimensão do problema e como está o vírus na capital. Está existindo o crescimento dos casos, o quadro ainda não é de estagnação e precisamos continuar tomando medidas para conter a disseminação do vírus”, justificou o prefeito Firmino Filho.

O índice de positivados em Teresina, que era de 0,56% na primeira pesquisa, realizada entre 16 e 19 de abril, saltou para 2,0% na quarta etapa da sondagem. São consideradas as comorbidades ou doenças prévias e o quadro de saúde do entrevistado no momento da coleta de dados e realização do teste rápido.

“Precisamos seguir esses processos de testes, rastreamento e isolamento, pois se continuarmos com crescimento de casos positivados isso pode impactar na situação dos leitos clínicos e leitos de UTIs, que já estão com 64,46% da sua capacidade ocupada. E quanto mais soubermos onde estão as pessoas infectadas, mais teremos condições de tomarmos as medidas necessárias para conter a disseminação do novo coronavírus na nossa cidade”, argumentou o prefeito, insistindo na recomendação: “fiquem em casa!”.

Prefeito de Teresina, Firmino Filho
Foto: PMT




Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: