PODER

Prazo para eleitor regularizar o título termina na quarta-feira (4)

Dia 4 de maio é o utlimo dia para alistamento, revisão e transferência do título de eleitor

Prazo para regularização do título está acabando

Prazo para regularização do título está acabando Foto: Reprodução

Termina na próxima quarta-feira (4) o prazo para a realização, no cadastro nacional de eleitoras e eleitores, das operações de alistamento, revisão, e transferência do título.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) vem dando uma ampla divulgação nos prazos da Lei Eleitoral, inclusive participando de entrevistas ao vivo e gravadas nos diversos meios de comunicação de massa (jornais, rádios e especialmente TVs e portais de internet), além de divulgar vídeos nas redes sociais e publicar textos especiais na internet e intranet, transmitindo ao maior número possível de cidadãs e cidadãos, com uma linguagem ainda mais simples, informações importantes para que todos possam participar do pleito de 2022 com paz, segurança e confiança.




A data de 4 de maio está prevista no calendário do pleito de 2022, pois a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 91) prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada votação, isto é, neste ano, no dia 5 de maio.


O objetivo dessa operação é a estabilização da base nacional de dados de eleitoras e eleitores aptos a votar no dia 2 de outubro, com vistas a geração, impressão e distribuição a todos os cartórios eleitorais do Brasil, dos Cadernos de Votação que serão utilizados no pleito de 2022, em todas as seções eleitorais montadas nos milhares de pontos de votação do País.


Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, a cidadã e o cidadão não poderá tirar o título ou resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições.


Para evitar contratempos é importante se antecipar para estar apta/apto a votar em 2 de outubro - 1º Turno e 30 de outubro – 2º Turno, se houver, afinal, só faltam dois dias para o fim do prazo e, por isso, é grande a procura pelo serviço.


Vale destacar que neste ano importantes cargos estão na disputa. Em outubro as brasileiras e os brasileiros irão às urnas para escolher: Presidente da República,

Fonte: TRE-PI

Dê sua opinião: