PODER

Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 será anunciado na segunda-feira

A informação é do governador Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste

Governador Wellington Dias (PT)

Governador Wellington Dias (PT) Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde comunicou aos estados que o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 será anunciado na próxima segunda-feira (30). A informação é do governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Nordeste, e foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo.

"Agora em dezembro está prevista a conclusão da terceira etapa de duas vacinas: a Coronavac e Oxford. E o Brasil, como é signatário do consórcio de países com a OMS, pode adotar outras aprovadas pela OMS", explicou o  governador, adiantando que a princípio, o Plano Nacional prevê a adoção de múltiplas vacinas, como a  AstraZeneca/Oxford, Sinovac, Janssen e Pfizer/Biontech/Fosun Pharma, começando a imunização das pessoas já pela primeira autorizada pela Anvisa.

No Piauí, já existem algumas deliberações do Plano Estadual de Vacinação, como a prioridade para vacinação de idosos acima de 80 anos, portadores de com comorbidades e profissionais da saúde.

A diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Cristiane Moura Fé, acrescentou que os municípios sempre se organizaram de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Sesapi.

“O município tem que obedecer expressamente ao grupo de risco. Esse grupo de risco precisa ser imunizado e isso tem um grande motivo, pois temos evidências cientificas, estudos, além do nosso próprio boletim epidemiológico mostrar quem é o principal grupo a ser imunizado”, adiantou Cristiane Moura Fé à TV Cidade Verde nesta quarta-feira (25).

Segundo a diretora, não vai haver desvio de vacina do público-alvo. “Isso é algo que preocupa a Sesapi: garantir a celeridade no público-alvo que foi definido, que de fato será vacinado. Mas os municípios podem sim fazer uma definição do período da campanha, o local, mas a Sesapi estará apoiando e planejando junto com eles essa organização. No primeiro momento infelizmente não teremos vacina para toda população do estado. Dessa forma as pessoas serão estratificadas em grupos prioritários, e esse trabalho a Sesapi fará em consonância com os municípios, para que tenhamos celeridade no cumprimento desta missão”.

Cristiane Moura Fé revela que  a expectativa do Ministério da Saúde é que no primeiro semestre de 2021 se vacine os grupos prioritários, que corresponde a mais ou menos 50% da população, e no segundo semestre os demais.

Fonte: Paulo Pincel/TV Cidade Verde

Dê sua opinião: