PODER

Pessoas com comorbidades não conseguem agendar data da vacina no site da FMS

Uma mensagem informa erro nos campos data e horário do agendamento

Aparecem mensagem de erro ao final do agendamento no site da FMS

Aparecem mensagem de erro ao final do agendamento no site da FMS Foto: Reprodução

A maioria das pessoas, com idade entre 55 e 59 anos e com comorbidades, que acessaram o site da Fundação Municipal de Saúde de Teresina para agendamento da  vacina contra a Covid-19 não conseguiu concluir o cadastro. O seja, está fora da imunização contra a doença.

Ao final do preenchimento do formulário aparece a mesma mensagem em vermelho informando os seguintes erros: 

  • Campo data do agendamento não informado ou inválido!
  • Campo horário do agendamento não informado ou inválido!
  • A data/hora do agendamento é inválida ou o horário escolhido não tem mais vaga para atendimento!

O site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ disponibilizou o agendamento nesta quarta-feira (12), mas as pessoas não conseguem acessar uma data e nem o horário para aplicação da 1ª dose em nenhuma das salas de vacina definidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A mensagem é sempre a mesma para todas as datas e hospitais onde a vacina será aplicada: Primavera, Universitário, Buenos Aires, Promorar e Dirceu. 

Quem tentou fazer o cadastro desde as primeiras horas da manhã de hoje reclama que o sistema trava, sem oferecer uma data e um horário para a vacina. Há informação quea aba para cadastramento foi disponibilizada ainda na noite de ontem por volta das 20h por isso as vagas se esgotaram em pouco tempo.

Em nota, a  FMS se manifestou oficialmente sobre o problema:

"A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que o agendamento para a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades está temporariamente suspenso devido à grande demanda que preencheu todas as vagas. Nessa etapa inicial, foram 1920 vagas abertas por quatro dias em 5 salas localizadas em hospitais da capital.
No entanto, a FMS esclarece que não falta vacina. Porém, para a abertura de novas vagas, é preciso fazer uma avaliação inicial da capacidade da equipe de manejo e das salas de vacina, bem como a grande quantidade de especifidades da vacina que será aplicada (Pfizer), que exige condições rigorosas de armazenamento e aplicação, para então redimensionar o quantitativo de vagas por hora. A FMS reitera que tem doses suficientes para cobrir o público alvo desta etapa (55 a 59 anos com comorbidades), e que abrirá novas vagas em breve".


Outra realidade

O site da FMS informa que o cadastro está disponível desde ontem às 19h. "Vamos seguir a lista de comorbidades que o Ministério da Saúde recomendou. Todos têm que ter um documento que comprove a comorbidade (receita, laudo, relatório médico). Na sala de vacinação a pessoa apresenta a cópia do documento que comprove a doença, que ficará com o vacinador. Não vamos nos deter a data, o documento que a pessoa tiver vamos aceitar. A maioria das doenças são crônicas, a pessoa convive com ela. São muito poucas as que são de uma situação pontual”, afirma Laurimary Caminha, diretora de atenção básica da FMS.

Ela esclarece ainda que não serão todas as pessoas que receberão a vacina conforme idade. “Isso só aconteceu com o grupo idosos. A partir de agora só vão ser contemplados grupos específicos como os com comorbidades, que também serão escalonados por idade. Não vamos continuar vacinando todas as pessoas conforme idade. Isso só vai acontecer quando o Brasil tiver um plano de vacinação em massa. No momento o país só tem o plano emergencial e ele só prever vacinação Covid para algumas categorias. A perspectiva do Ministério é para que no segundo semestre os nossos laboratórios tenham autonomia para produzir a vacina sem precisar dos insumos que ainda são importados. Aí quando chegar esse momento é que vai ser produzida vacina em quantidade e dará para vacinar em massa”.

A FMS vai divulgar também nos próximos dias a estratégia de vacinação para as pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (de 55 a 59 anos), gestantes/puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos) e pessoas com Síndrome de Down (a partir dos 18 anos) para que elas também recebam a vacina contra a COVID-19.

Confira a lista de comorbidades que têm direito à vacina contra a covid-19:

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Insuficiência cardíaca (IC);

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas;

Valvopatias;

Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênita no adulto;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Síndrome de down;

Cirrose hepática.

Fonte: FMS

Dê sua opinião: