PODER

Operação Dolos combate a fraude previdenciária em Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves

Prejuízos apenas com auxílio-maternidade é de R$ 4 milhões, segundo a Polícia Federal

Policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão

Policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação Dolos, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários no interior do Piauí.

Cerca de 30 policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares restritivas contra os investigados, nas cidades de Parnaíba, CocaI e Cocal dos Alves, no Norte do estado.

Durante a investigação, foi identificado que os criminosos atuavam na concessão e recebimento irregular de aposentadorias, auxílios-doença e licença maternidade. O grupo era formado por servidor do INSS, presidente de sindicato, intermediadores/captadores de pessoas e documentos, e agiotas. As fraudes eram processadas na Agência da Previdência Social de Parnaíba, mediante falsificação de documentos emitidos pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves.

Documentos apreendidos pela Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal


A estimativa de prejuízos, apenas no modal auxílio-maternidade, é de R$ 4 milhões, considerando dados do IBGE relativos aos anos de 2010 a 2019, período em que se verificou que foram concedidos duas vezes mais benefícios que o total de crianças nascidas na localidade.

Os envolvidos devem ser indiciados pelos crimes de falsificação de documentos (Art. 297 do CPB), estelionato (Art. 171 do CPB) e formação de quadrilha (Art. 288 do CPB).

O nome da operação faz alusão ao ser mitológico Dólos - espécie de espírito - que personificava o ardil, a fraude, a astúcia e as más ações, o que se identifica com a conduta dos investigados.

Fonte: Polícia Federal

Dê sua opinião: