Morre de Covid-19 o ex-deputado Juraci Leite aos 88 anos

O ex-deputado estava internado há dez dias para tratamento da Covid-19

Morre o ex-deputado estadual Juraci Leite

Morre o ex-deputado estadual Juraci Leite Foto: Caio Bruno/Alepi

O ex-deputado estadual Juraci Leite, faleceu nesta segunda-feira (13), aos 88 anos, em hospital particular de Teresina onde foi internado há dez dias para tratamento de complicações respiratórias provocadas pela Covid-19. Internado na UTI e com dificuldade de respirar, Juraci Leite foi entubado no domingo (12) e veio a óbito na manhã de hoje. Juraci perdeu a esposa, Jandira Leite, no mês de junho. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), decretou luto oficial no Poder por três dias "em homenagem ao grande amigo".

Natural de Pedro II, Gerardo Juraci Campelo Leite era filho de Cipriano José Leite e Filomena Gomes Campelo Leite. Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, foi médico do antigo Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado (IPASE), professor do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí, além de diretor do Colégio Eurípedes Aguiar e do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense).

Juraci Leite se elegeu deputado estadual em 1982 pelo extinto PDS. Foi reeleito no pleito seguinte, em 1986, já pelo antigo PFL, apoiado pelo governador Hugo Napoleão. O ex-deputado se reelegeu ainda em 1994, 1998, 2002 e 2006. Foi para o DEM e novamente reeleito em 2010. Filiou-se ao PSD e em 2014, desistiu de disputar a reeleição na Assembleia Legislativa do Piauí, da qual foi presidente. Juraci Leite exerceu oito mandatos no Legislativo e completaria 89 anos no próximo dia 24 de setembro.

"Atenção aos amigos"


Também filho de Pedro II, o deputado estadual Wilson Brandão (PP) lamentou a morte do amigo, um dos deputados mais bem relacionados do parlamento estadual, pela  gentileza e simpatia com que sempre tratou os colegas, os assessores e os servidores da Assembleia Legislativa. "Juraci Leite deixa uma grande lacuna na política do Piauí. Foi um grande deputado. Priorizava a suas bases e tinha uma atenção especial pelos amigos", lembrou.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: