PODER

Ministro Kassio Nunes Marques recebe comenda da OAB-PI

O hoje ministro do STF vendeu cachorro quente para ajudar nos estudos

Kassio Nunes Marques recebe homenagem em Teresina

Kassio Nunes Marques recebe homenagem em Teresina Foto: OAB-PI

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, foi o grande homenageado da noite deste sábado (05), com a medalha Coelho Rodrigues, maior honraria concedida pela Ordem dos Advogados dos Brasil do Piauí. A honraria foi proposta pelo conselheiro federal da OAB-PI, Raimundo de Araújo Silva Júnior.

"Talvez o meu maior contributo nessa minha caminhada foi demonstrar ao piauiense, não só ao advogado, mas à criança piauiense, ao jovem piauiense que devemos acreditar nos nossos sonhos, que não é porque se nasce em uma família humilde, se mora em um bairro humilde ou que se tenha uma advocacia humilde. Se eu consegui chegar, absolutamente todos têm condições de fazer o mesmo", afirmou o ministro, que foi conselheiro da OAB-PI de 2005 a 2009

"Quero encerrar brevemente com um jargão, ou se não é deveria ser um jargão piauiense do nosso poeta maior, e todos nós devemos dizer isso a frente de todas as dificuldades: só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder", lembrou Kassio Nunes, citando Torquato Neto.

"Não só nasci no Piauí, mas que cresci em Teresina, estudei na UFPI. Sou cônscio do papel que hoje desempenho no STF, da responsabilidade que tenho para com o Brasil. Mas nunca esqueço da responsabilidade primeira que tenho com a advocacia e com o povo do Piauí. Que todos se sintam abraçados com a minha presença no Piauí", agradeceu o ministro.

Kassio Marques acrescentou que a OAB tem sido de fundamental importância para a sociedade brasileira. Sempre que o Brasil claudicou na política, na economia, a Ordem dos Advogados teve um papel harmônico de devolver equilíbrio a nação brasileira, ressaltou.

“A Ordem dos Advogados é a voz da cidadania brasileira, não apenas dos advogados, mas a voz do povo brasileiro. A Ordem sempre foi e sempre será ouvida por tudo o que representa para o Brasil desde a construção do estado democrático de Direito",destacou Kassio Marques.

"A medalha que hoje me é concedida me emociona duplamente. Desde quando integrei essa Casa, acompanhei a cautela como a medalha é concedida. Diferentemente de outras instituições, a seccional do Piauí tem muito zelo e cautela ao conceder essa medalha e quando eu fui comunicado me emocionei. Passamos muito tempo nessa Casa, com muitas discussões internamente e, por algumas vezes, chegamos a não conceder a medalha. Não porque não tínhamos merecedores, mas para dignificá-la, para mostrar que a aquele que a recebe tem um relevante papel dentro da Ordem. Eu, mais que ninguém, sei da importância dessa comenda porque aqui vivi e participei dessas discussões", discursou o ministro.

"A concessão dessa honraria, que leva o nome de Coelho Rodrigues, foi de iniciativa do Conselheiro Federal Raimundo Junior e uma unanimidade do conselho seccional. Não apenas por se tornar ministro do STF, mas também por sua passagem nesta Casa no título de conselheiro seccional. Portanto, eminente Ministro Nunes Marques, aqui nesta casa que o acolheu por 15 anos, o homenageamos, firmes na convicção de que vossa excelência honrará a todos os que estão o homenageando aqui, a todos os piauienses”, disse o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto.

  “Hoje, essa medalha é entregue a alguém que, tanto quanto Coelho Rodrigues, honrou e, sobretudo, elevou a advocacia piauiense. Nunes Marques ocupou posições de destaque em uma vida dedicada ao Direito. Foi juiz do TRE-PI, onde se destacou pela aguçada técnica e pela prudência típica dos grandes magistrados. Passou ao TRF 1ª Região, onde ocupou cargo de desembargador federal, fruto do seu notável saber e sua reputação ilibada. Naquele Tribunal, destacou-se pela notável produtividade, pela riqueza de seus votos e pela prudência. O STF, mais importante órgão do Judiciário do nosso país, foi o último e mais merecido dos passos. Apesar dos importantes cargos ocupados, permanece sendo produto da Advocacia piauiense, genuíno”, concluiu Raimundo de Araújo Silva Júnior.

Fonte: OAB-PI

Dê sua opinião: