PODER

Governo não descarta adoção de lockdown no Piauí a partir da próxima terça-feira

Comitê de Operações Emergenciais vai discutir se o toque de recolher e outras restrições serão mantidas no Piauí

O número de pessoas com a Covid-19 cresce no estado

O número de pessoas com a Covid-19 cresce no estado

Na próxima terça-feira (2/3) haverá uma reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para discutir se o toque de recolher e outras restrições serão mantidas no Piauí para barrar o avanço da Covid-19 no estado. O governador Wellington Dias (PT) vai se reunir nesta sexta-feira (26) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar dele a liberação de recursos para a compra das vacinas e dos insumos para manutenção do atendimento aos pacientes de Covid-19 no Piauí. 

Sobre a adoção do lockdown na próxima semana, o governo não descarta essa possibilidade. "É possível. Mas, vamos insistir com a população para que se cumpra as orientações e determinação do poder público. Isso poderá cortar o crescimento do ciclo. Ontem, a fiscalização foi reforçada. Cabe ao governo tomar as medidas necessárias para enfrentar a pandemia. Essas medidas quando necessárias serão tomadas. O lockdown não é descartado. No entendo apostamos no cumprimento das vigentes", adiantou o secretário de Estado do Governo, Osmar Junior.

Segundo o secretário, o Piauí, felizmente, tem conseguido garantir o atendimento aos pacientes com Covid-19, com transporte, leitos e medicamentos, mas que o aumento das mortes e dos infectados pela doença preocupam o governador Wellington Dias.

“Com esse crescimento em uma espiral muito maior do que se imaginava, o governador está preocupado com a oferta de insumos. E um desafio grande. A UTI para funcionar tem que ter oferta básica de medicamentos e equipe técnica. O governo por meio de ofício pede informações ao Ministério da Saúde sobre um plano estratégico de garantia de insumos para atendimento de pacientes com Covid-19. Precisamos que o Ministério cumpra para que aqui na ponta possamos fazer o atendimento das pessoas", defendeu o secretário.

“Hoje, o Estado tem insumos e oxigênio. No entanto, precisamos ter garantia que não vai faltar. A preocupação é que os medicamentos para UTI, a demanda ocorre ao mesmo tempo em todo país. O ministério e que tem condições de fazer aquisição em grande escala", acrescentou

Na próxima terça-feira (2/3) haverá uma reunião do COE para discutir se o toque de recolher e outras ações serão mantidas. "É possível. Mas, vamos insistir com a população para que se cumpra as orientações e determinação do poder público. Isso poderá cortar o crescimento do ciclo. Ontem, a fiscalização foi reforçada. Cabe ao governo tomar as medidas necessárias para enfrentar a pandemia. Essas medidas quando necessárias serão tomadas. O lockdown não é descartado. No entendo apostamos no cumprimento das vigentes".

Fonte: COE/Sesapi

Dê sua opinião: