PODER

Deccor cumpre mandados de busca e apreensão por fraudes em licitações em Paulistana

Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa, peculato e fraude à licitação

Os suspeito investigados pela Operação Liderança vão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e fraude em licitação

Os suspeito investigados pela Operação Liderança vão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e fraude em licitação Foto: Deccor

Agentes e delegados da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor) realizaram, na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Liderança, para cumprimento de nove mandados de busca e apreensão na cidade de Paulistana, a 470 km de Teresina. Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa, peculato, fraude em licitação e outros.

Participam da operação, além de policiais da Decccor, GPE, GPI, Depre, Core, DRCI, delegacia de Picos, delegacia de Paulistana e auditores do Tribunal de Contas do Estado.

Os mandados foram cumpridos na sede da empresa, em Paulistana, e em endereços ligados à Comissão de Licitação da secretaria municipal de Educação. Outras pessoas, inclusive servidores públicos e empresários, estão sendo investigados.

O delegado Ferdinando Araújo adiantou que um empresário que atua no transporte escolar e locação de veículos  teve R$ 15 milhões em bens bloqueados por determinação da Justiça.

"No trabalho, os investigadores descobriram que, mesmo sem possuir patrimônio, estrutura e capacidade técnica-operacional, a empresa sempre foi a única vencedora das sucessivas licitações com o município investigado ao longo dos últimos anos, sempre com o objetivo de locar veículos para a administração pública, em especial para o transporte escolar", diz a nota da Polícia Civil do Piauí.

"Pelo apurado, só no ano de 2018, as contratações apresentaram indícios de sobrepreços da ordem de mais de 40%, o que apontam indícios de desvio/expropriação de recursos públicos", acrescenta a nota.


Policiais cumprem nove mandados de busca e apreensão em Paulistana
Foto: Deccor

Fonte: Deccor/TCE-PI

Dê sua opinião: