PODER

Ciro Nogueira revela para aliados de Bolsonaro: a CPI da Pandemia não vai dar em nada

Segundo o senador, o presidente da Câmara, Arthur Lira vai atuar com um paredão, uma barreira entre a CPI e o Plenário

Presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI)

Presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI) Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura denúncias de omissão e a negligência do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia da Covid-19, revelou para alguns "mais chegados” que a CPI não vai dar em nada.  A informação sobre esse suposto "jogo de cartaz marcadas" é da jornalista Mônica Bergamo, na coluna publicada às 23h16 de quinta-feira (29) no Jornal Folha de São Paulo.  

Segundo a colunista da Folha, a certeza de que nada vai acontecer a Bolsonaro teria sido revelada durante encontro reservado com empresários e banqueiros, na quarta-feira passada (28), em São Paulo, quando Ciro tranquilizou os presentes -  acionistas e executivos de  Bradesco, BTG e Itaú, varejistas e industriais, além de políticos, como os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB),  Cacá Leão (PP-BA) e Luiz Antonio Teixeira Junior, Dr. Luizinho (PP-RJ) - todos aliados do Presidente: a CPI da Pandemia não vai dar em nada, pelo menos para Jair.

Não satisfeito em revelar que a CPI vai acabar em pizza, Ciro Nogueira teria "entregado" a estratégia dos governistas para minar o trabalho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Pandemia. Segundo Ciro, Calheiros pode até fazer um relatório consistente, reunindo acusações contra o presidente, mas a bancada do governo está pronta para rebate-las, todas, inclusive apresentando um relatório totalmente divergente para estabelecer uma "guerra de versões" e assim tumultuar o trabalho da comissão.

Convicto de que tudo está sob controle, Ciro Nogueira revelou que mesmo sendo aprovado o relatório de Renan Calheiros, nada vai acontecer, muito menos o impeachment do Presidente. Essa certeza da impunidade teria um motivo:  a presença do deputado progressista Arthur Lira, na presidência da Câmara dos Deputados. Segundo Ciro, o alagoano Lira vem atuando com um paredão e será uma barreira entre a CPI e o Plenário, não deixando qualquer iniciativa pedindo de afastamento de Bolsonaro ser discutida ou votada.

Segundo a colunista, o senador Ciro Nogueira também rebateu as críticas dos aliados de que não tem se empenhado na defesa do governo, afirmando que o seu estilo de fazer política é diferente: ninguém vai me ver batendo na mesa, gritando e xingando adversários, mas resolvendo os problemas, teria dito o senador piauiense.


Fonte: Folha/ Mônica Bergamo

Dê sua opinião: