PODER

Antonio José Lira pode ser o próximo a perder o mandato na Câmara Municipal

Depois de Leonaro Eulálio, que é do PL, partido acusado de "fraude eleitoral", Lira é a bola da vez

Vereador Antonio José Lira (Republicanos)

Vereador Antonio José Lira (Republicanos) Foto: Divulgação

O vereador Antonio José Lira sonhou tanto em voltar para a cena política que "caiu da cama" e assumiu o mandato de madrugada  - às 2h56 da manhã de terça-feira (10) - na Câmara Municipal de Teresina. Segundo Lira,  ele veio para "fortalecer o parlamento" e "somar com a gestão do prefeito" (José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa).

O entusiasmo de Lira é grande com a posse que ele anda "se beliscando para ter certeza de que não está sonhando". A felicidade de Lira pode virar pesadelo. E não tem doutor que dê jeito.

Antonio José Lira pode ser que o próximo a perder o mandato. A Justiça Eleitoral cassou toda a chapa do PL a vereador após denúncia do Progressistas de "fraude eleitoral". E o vereador Leonardo Eulálio é o primeiro da fila da "degola".  A primeira suplente do Progressistas, ex-vereadora Graça Amorim, esfrega as mãos. 


A Resolução nº 22.610, de 25 de outubro de 2007, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o mandato eletivo pertence ao partido. A decisão levou os partidos a requerer a cassação do mandato de parlamentares “infiéis” e sua substituição por seus suplentes. No mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal - por 8 votos a 3 - referendou a constitucionalidade da resolução, determinando como norma a cassação dos parlamentares - deputado federal, estadual ou vereador  - que trocassem de partido após essa decisã

Em entrevista nesta quinta-feira, na TV Cidade Verde, Antonio José Lira desviou o foco das perguntas, todas as vezes que era questionado sobre a possibilidade de perder o tão "sonhado" mandato para o PSD, partido de onde saiu para ingressar no Republicanos. "Estou no mandato seguindo a lei orgânica do município".

"Houve uma maldade dizendo que eu fui tomar posse de madrugada. É mentira. Assumi foi na quinta (4), na sala do presidente Jeová, na presença do líder do Prefeito, Enzo Samuel. Foi tudo dentro da legalidade. Eu fui de madrugada por causa do livro de inscrição, que fica disponível a partir da meia noite. Eu cheguei 2h56, eu cheguei foi atrasado", brincou, sem responder aos jornalistas sobre a possibilidade de perder o mandato para o PSD.


Candidatas de araque

Nesta semana, o Partido Liberal de Teresina teve toda a chapa de vereador nas eleições municipais de 2020 cassada pela Justiça Eleitoral, por abuso de poder e fraude na cota de gênero. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi ajuizada pelo Progressista e o vereador Leonardo Eulálio (PL) pode deve perder o mandato.


O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Dioclécio Sousa da Silva, tornou sem efeito o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), ao reconhecer que houve fraude a cota de gênero (candidaturas de mulheres) e abuso de poder inerente à fraude eleitoral e o abuso de poder econômico pelo Partido Liberal e pelos candidatos do PL.  O PL lançou 29 candidaturas para o cargo de vereador, sendo nove do sexo feminino. Das nove, três teriam sido "forjadas".  

O juiz determinou também que as três candidatas fictícias do PL -  Jacira Gonçalves Rodrigues, Kátia D'Angela Silva Morais e Sônia Raquel Alves da Silva - ficarão inelegíveis por oito anos. Um novo cálculo do quociente eleitoral  será feito de modo a reajustar a distribuição de vagas, considerando os votos válidos remanescentes e excluídos os declarados nulos em razão da fraude eleitoral.


Vai continuar no mandato

O vereador Leonardo Eulálio prometeu recorrer no exercício do mandato, alegando que o recursos ao Tribunal regional Eleitoral teria efeito suspensivo. "O recurso possui efeito suspensivo, portanto, continuaremos a exercer normalmente nossa atividade parlamentar em favor do povo teresinense e honrando os 4.597 eleitores e eleitoras que acreditam em nosso trabalho", escreveu o vereador em nota à imprensa na qurata-feira (11).

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: