Vereadores discutem em audiência soluções para a crise no transporte público


Mediante o impasse vivido nos últimos dias pelo transporte público de Teresina, o vereador Dudu (PT) realizou uma audiência pública com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vereadores e trabalhadores com o objetivo de buscar soluções para a crise no transporte da capital.

Os vereadores conversaram com representantes de entidades ligados aos ônibus

Segundo o vereador, diante do impasse entre Setut e Prefeitura os principais prejudicados são os trabalhadores do transporte rodoviário. “Ouvimos todos os lados e sentimos que os trabalhadores do sistema estão sendo usados como moeda de troca, pois estão sendo pressionados por todos os lados. Temos um cenário onde o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e a Prefeitura de Teresina (PMT) não entram em acordo e no meio dessa confusão ficam os trabalhadores. Por isso, colocamos para que os trabalhadores possam discutir com a categoria e retornar a seus trabalhos fazendo com que a população volte a ter sua rotina normal”, disse o parlamentar.

“Os empresários alegam que não concedem aumento a categoria porque estão tendo prejuízos com o transporte, se for realmente isso que eles abdiquem dessa licitação. Do outro lado temos a Prefeitura afirmando que eles recebem recursos suficientes para custear o transporte. Vou buscar saber no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o no Ministério Público Estadual (MPE), pois o que não dá é para gente ficar nessa situação na qual os trabalhadores denunciam que nem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estão recebendo. Além disso, os empresários querem que os funcionários realizem dupla jornada de trabalho, o que vai causar uma demissão em massa. Espero que a categoria retorne as suas atividades e que a gente continue até as últimas consequências para resolver de vez essa discussão do transporte público de Teresina”, finalizou o vereador Dudu.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom