Themístocles Filho e Hélio Isaías podem fechar um consenso


No início da noite desta segunda-feira (28), por mais de uma hora, os deputados estaduais Themístocles Filho (MDB) e Hélio Isaías (PP) estiveram reunidos no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, tratando sobre uma possível chapa única para a eleição do dia primeiro de fevereiro. Os dois são candidatos a presidente do legislativo estadual.

Os dois  deputados podem fechar uma chapa única / Foto: Yala Sena

Além de Themístocles Filho e Hélio Isaías, participaram da reunião os deputados do PT, Franzé Silva, Francisco Costa, Fábio Novo e Flora Izabel; o emedebista João Mádison; Dr. Hélio Oliveira (PR) e o Oliveira Neto (PPS).

Na pauta da reunião, a participação do PP e do PT na chapa de consenso. Porém, o Partido Progressistas propôs ocupar a vaga de primeiro vice-presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Na chapa encabeçada por Themístocles Filho, essa vaga foi passada para o PR, para o deputado Dr. Hélio Oliveira.

Na chapa montada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, há duas vagas para o PT e uma para o PP. O cargo da primeira secretaria é para o PT.

O deputado Themístocles Filho disse que sempre procurou o entendimento. Mas, lembrou que palavra dada é palavra cumprida. A vaga da primeira vice-presidência foi acertado com os deputados do PR. Themístocles Filho entende que para fazer modificações na chapa é necessário conversar com os parlamentares aliados para chegar ao entendimento. Porém, o emedebista deixou claro que não mudará o acordo que foi feito anteriormente com o PR. é preciso que os deputados Fábio Xavier, Coronel Carlos Augusto e Dr. Hélio Oliveira aceitem abrir mão do cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Nesta terça-feira (29), ficou acertado para se definir essa chapa de consenso.

Os deputados que participaram da reunião evitaram falar com a imprensa sobre os assuntos conversados a portas fechadas.