Demais Poderes

Terminais de integração passam por mudanças

Terminais de integração passam por mudanças

Após três meses de funcionamento do Inthegra, o novo sistema de transportes públicos de Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) está concluindo a instalação de grades nos terminais e implantação de catracas para permitir a entrada dos usuários. Além disso, a partir da finalização do serviço, os quiosques de vendas de passagens terão um acesso externo aos terminais para que as pessoas possam adquirir o cartão sem ter que adentrar. A medida de fechamento dos terminais com as grades tem como objetivo facilitar o embarque os passageiros nos ônibus. De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Daniel, os projetos dos terminais foram idealizados para serem abertos, mas com o funcionamento foi detectada a necessidade do fechamento. “Na prática, percebemos que os terminais abertos estão dificultando o acesso dos usuários aos ônibus, por isso resolvemos fechar e implantar catracas na entrada dos terminais, com isso fica mais ágil o acesso aos coletivos”, explicou. Daniel reforça que o fechamento iniciou pelo Terminal do Bela Vista, que foi concluído, aguardando a implantação das catracas. “Concluímos o fechamento do Terminal do Bela Vista, e o Terminal do Parque Piauí está em fase de conclusão. Nesta semana iniciamos o fechamento do Terminal do Livramento. Foram colocadas grades semelhantes às que existem nos Shoppings da Cidade, com isso estaremos melhorando o serviço para todos os usuários”, acrescentou. O superintendente reforça que essa é a primeira vez que os sistema está sendo implantado, por isso é previsível que os problemas surjam e aos poucos os ajustes estão sendo feitos. “Na verdade, somente quando o sistema estiver todo implantado teremos como perceber a melhoria no dia a dia das pessoas. A nossa expectativa é que até o final do ano o Inthegra esteja funcionando em toda as zonas da cidade e, ai sim, poderemos utilizar o sistema na sua integralidade”, enfatizou. O superintendente reforça que a ampliação da quantidade de banheiros também foi uma necessidade identificada no dia a dia de funcionamento dos terminais. “Estamos fazendo as mudanças necessárias para que os usuários sejam atendidos da melhor maneira possível. A ampliação da quantidade de banheiros foi uma solicitação das pessoas que trabalham no local e dos usuários”, enfatiza. Além das mudanças na estrutura física, alguns ajustes no sistema foram feitos para atender melhor os usuários, como por exemplo, foi ampliada de oito para 12 a quantidade de utilizações de integração. “Fizemos a ampliação para que os usuários possam cumprir todos os seus itinerários com tranquilidade. Fizemos monitoramentos diários para que a gente possa verificar se a mudança está tendo um bom resultado para a maioria das pessoas”, disse. Também foi modificado o tempo de integração de 2h para 2h30. “Todos os dias estamos fazendo os ajustes necessários para que o sistema de integração de Teresina funcione da melhor maneira possível. Além dessas medidas, fizemos acréscimos no tempo para garantir a viagem tranquila para todos”, finalizou.

Dê sua opinião: