Câmara de Vereadores homenageia os 40 anos da Adufpi


Aconteceu na manhã desta segunda-feira (07) uma sessão solene em homenagem aos 40 anos da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi). A homenagem ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Teresina e a proposta foi de autoria do vereador Enzo Samuel (PCdoB).

José Carvalho Rufino, representando o diretório estadual do PCdoB defendeu a importância que a entidade cumpriu ao longo desses 40 anos de existência, não apenas nas questões sindicais, mas em seu aspecto social e democrático.

Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Adufpi

O presidente da Adufpi, Jurandi Lima, ressaltou as dificuldades vividas pelos movimentos sociais e sindicais e pontuou as problemáticas que a educação pública vem sofrendo devido a atual conjuntura vivenciada pela educação pública em todo o Brasil. O gestor assegurou o papel da entidade na busca pela defesa da educação pública, gratuita, laica, referenciada, e sobretudo, transformadora.

O proponente da homenagem, vereador Enzo Samuel, discursou pontuando a história da associação dos docentes da UFPI e destacou que agora, mais do que nunca a função da Adufpi se torna essencial na asseguração dos direitos de uma educação de qualidade.

O vereador aproveitou a ocasião para criticar o contingenciamento de recursos destinados à educação, que é uma das principais reivindicações das universidades públicas de todo o Brasil.