Senador, deputada e secretário visitam obras da nova maternidade


Visita às obras da nova maternidade de Teresina
Foto: Assessoria/SESAPI

Acompanhado pelo senador Ciro Nogueira e pela deputada federal Iracema Portella, ambos do Progressistas, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou no início da manhã de segunda-feira (16), as obras da nova maternidade de Teresina.

Orçada em 84 milhões, a nova maternidade é executada com recursos de emendas dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella, com contrapartida do Tesouro Estadual. Ao ser finalizada, a Nova Maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e ao récem-nascido..

De acordo com o secretário Florentino Neto, a construção da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina é a obra mais significativa para a saúde do Estado. Serão 286 leitos, sendo 115 destinados para a terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho.

Deputada Iracema Portela com Florentino Neto
Foto: Assessoria/Sesapi

As obras estão em ritmo acelerado e já atingiram o terceiro piso. A previsão é que a primeira fase seja entregue em 2021, conforme cronograma previsto. “Com a Nova Maternidade vamos ampliar a assistência às mulheres do nosso Estado, que terão mais conforto e tranquilidade para dar à luz. Estamos acompanhando a evolução das obras de forma técnica, mas também com zelo, carinho e tendo em mente que aqui nascerão os novos piauienses”, destaca Florentino Neto.

Durante a visita, o secretário de Saúde fez questão de destacar a participação da deputada federal Iracema Portella e do deputado Assis Carvalho na designação das emendas parlamentares que estão permitindo a construção da Nova Maternidade, uma obra estratégica para o estado. “Não podemos esquecer que o governador Wellington Dias garantiu a contrapartida necessária para que tivéssemos a obra nesse estágio”, finaliza o gestor.