Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados


O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito na noite desta sexta-feira (01) para seu terceiro mandato como presidente da Câmara dos Deputados. Apoiado por uma aliança de 16 partidos, o deputado do DEM conseguiu os votos de 334 dos 513 deputados – e deve comandar a Câmara pelos próximos dois anos.

Rodrigo Maia (DEM-RJ) obteve 334 votos dos 513 deputados 

O presidente da Câmara é o terceiro na linha de sucessão da presidência da República – é ele que assume o comando do Executivo se o presidente e o vice estiverem ausentes do país ou indisponíveis. Mas seu principal poder é o de fazer a pauta da Câmara – é ele que decide quando e como os projetos serão votados.

Antes da votação, Maia fez um discurso voltado para temas corporativos da Câmara – prometendo tratar seus colegas de forma equânime, independente de partido.

“O presidente da Câmara não é como o chefe do Executivo; não nomeia, não exonera. Ele respeita a todos como iguais. Todos os deputados desta Casa são iguais, todos merecem e precisam o respeito do presidente da Câmara”, disse ele.

Maia também citou a necessidade de reformas econômicas – como a da Previdência.

“Nós, como representantes do povo, precisamos comandar essa pauta de reformas. Conversando com todos. O problema do governador do Ceará, do governador Camilo (Santana, do PT), não é diferente do problema do governador de Goiás, do governador Caiado (Ronaldo Caiado, do DEM)”, disse ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Terra