Regina Sousa sugere que os insatisfeitos deixem o governo


Depois do ti ti ti dos líderes do Progessistas, PT e PDT por causa dos cargos no quarto governo Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa mandou um recado curto e grosso. Segundo ela, quem estiver insatisfeito com as decisões do governador é só sair do governo.

Assim não dá

Para a vice-governadora Regina Sousa é natural que todo começo de governo tenha alguns insatisfeitos com a distribuição de cargos. No entanto, Regina Sousa considera que o governo não é eterno. Ele começa com uma equipe e pode ir mudando com o passar do tempo. O recado foi bem dado pela petista.

Mais um ministro

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, é mais um gestor federal que visita Parnaíba. Com o vice-presidente Mourão somam quatro. O ministro Canuto prometeu concluir a 2ª etapa dos Tabuleiros Litorâneos. O senador Elmano Férrer e o prefeito Mão Santa estão bem nas fotos com o governo federal. Wellington Dias está em Brasília. Ele tenta conversar com o presidente Jair Bolsonaro.

Devolve milhões

A justiça federal determinou a indisponibilidade dos bens no valor de R$ 83 milhões do ex-governador Wilson Martins (PSB) e do deputado estadual Hélio Isaias (PP). Mais quatro pessoas, também, estão na lista. A decisão foi tomada com base numa Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa.

Índio também

No processo há ainda o nome do governador Wellington Dias. Mas, o juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal Criminal, não o colocou na lista. Para o juiz, o governador Wellington Dias, na época, apenas autorizou a realização da licitação que está sendo investigada.

Mais milhões

O ex-governador Wilson Martins, o deputado progressista Helio Isaias e os outros quatro acusados foram multados, pela justiça federal, com o valor de mais de R$ 55 milhões. Essa licitação fraudulenta foi feita em 2010, quando Wellington Dias saiu do governo e Wilson Martins assumiu a cadeira de governador.

Foi convidado

Nos corredores do Palácio de Karnak os comentários são um só: o advogado Daniel Oliveira foi convidado para pedir para sair da secretaria estadual de Justiça. Os motivos ninguém sabe revelar. O certo é que, por gostar tanto de flask, o ex-secretário já está querendo soltar o ex-presidente Lula. Os advogados de Luis Inácio estão P da vida com Danielzinho.

Porteira aberta

Nesta terça-feira (07), quatro suplentes assumiram vagas na Assembleia Legislativa, com a saída dos deputados Pablo Santos (MDB), Wilson Brandão (PP), Janaínna Marques (PTB) e Zé Santana (MDB) para assumirem cargos no governo estadual. Os novos deputados são: Warton Lacerda (PT), Ziza Carvalho (PT), Cícero Magalhães (PT) e Belê Medeiros (PP).

Pegou moda

Foi só o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, demonstrar chateação com o governador Wellington Dias por causa do veto ao nome de Maia Filho para a secretaria estadual do Meio Ambiente, que já tem petistas budejando, também. Deputado mal chegou e já promete fazer cobranças ao governo Wellington Dias. Warton Lacerda que o diga.

Tranquila

A deputada Belê Medeiros (PP), que tomou posse ontem, demonstrou confiança no governador do Piauí. Para ela, Wellington Dias não irá tomar nenhuma medida para lhe fazer perder o mandato. Belê Medeiros é de Picos e sobrinha do ex-prefeito Gil Paraibano. Em Picos, os petistas e os progressistas não se beijam.

E o Congresso?

Será que o não dado pelo ex-deputado Maia Filho, o Mainha, do Progressistas, para Wellington Dias em resposta as ofertas de cargos pelo Whatsapp vai prejudicar sua ida para Brasília. O desejo do progressista é retornar para a Câmara dos Deputados. Se o governador chamar algum parlamentar federal para o governo, Mainha é o primeiro da lista dos suplentes.

Vitória

Firmino Filho foi um dos campeões da nona edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, realizado pelo Sebrae. O prefeito de Teresina venceu na categoria “Desburocratização e Implementação da Rede Simples”. Este ano se inscreveram mais de 60 projetos. Oito foram vencedores. A Prefeitura de Teresina será, uma das administrações municipais, que vai representar o Piauí na fase nacional.

Dama de Ferro

Passada a nomeação dos secretários e gestores das instituições de primeiro escalão, o governador Wellington Dias se prepara agora para distribuir outros cargos para os aliados. Os deputados estaduais são os que mais vão irão disputar as vagas, principalmente nos municípios. As diretorias dos hospitais e das gerencias da educação são as primeiras a serem disputadas. A fórmula é bem simples. O deputado mais votado no município tem a prioridade. Vai ter parlamentar que vai tentar apresentar outra maneira de seleção. O governador do Piauí, inteligentemente, vai passar essa batata quente para o secretário de governo, Osmar Júnior. E se os políticos complicarem muito a divisão dos cargos no interior do estado, deva-se chamar a vice-governadora Regina Sousa. Duvido se alguém discordará da decisão da “Dama de Ferro”.