PT realiza eleições internas em mais de 200 municípios


O Partido dos Trabalhadores escolhe, neste ano, os presidentes e dirigentes dos diretórios municipais, estaduais e nacional. A escolha ocorre em três etapas, em todo o Brasil. No Piauí, o pleito vai movimentar petistas em mais de 200 municípios, no dia 8 de setembro, quando ocorre a primeira fase, com os filiados votando em eleições diretas para presidentes municipais e chapas de dirigentes municipais, chapas de delegados ao Congresso Estadual e ao Congresso Nacional do Partido. No PT, as candidaturas de presidente não estão vinculadas às chapas de dirigentes, que são eleitos de forma proporcional à quantidade de votos que recebem.

Em outubro, na segunda fase, os delegados estaduais eleitos votarão para escolher o presidente e o Diretório Estadual – que, posteriormente, escolherá a Executiva Estadual. Os candidatos que disputarão essa segunda etapa são Assis Carvalho e Dudu Borges.

Na última etapa, em novembro, durante o 7º Congresso, os delegados ao Congresso Nacional eleitos escolherão o presidente ou presidenta e o Diretório Nacional – que, em seguida, escolherá a Executiva Nacional.

Em 13 municípios piauienses haverá disputa entre chapas municipais: Água Branca, Alto Longá, Amarante, Campo Maior, Demerval Lobão, Manoel Emídio, Nazária, Paulistana, Piripiri, Simplício Mendes, Teresina, Uruçuí e Várzea Branca. Nas demais cidades, haverá candidato (a) e chapa única.

Veja o calendário:

08 de setembro – Eleições das Chapas aos congressos Estadual e Nacional, presidentes (as) do PT Municipal e Chapas de Dirigentes Municipais.
Horário: 9h às 17h
Local: Os militantes devem conferir o local de votação em cada município.
Quem pode votar: filiados ao PT
O que precisa para votar: documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).
O pagamento das contribuições financeiras dos filiados que não exercem cargo eletivo, comissionado ou de dirigente partidário, não será obrigatório para o exercício do voto na eleição.

19 e 20 de outubro – Congresso Estadual, em Teresina.
Os delegados e delegadas eleitos, pelas chapas estaduais, escolherão o presidente e Diretório Estadual do PT do Piauí.

22 a 24 de novembro – 7º Congresso Nacional do PT, em São Paulo.
Os delegados eleitos (as) ao Congresso Nacional escolherão o (a) presidente (a) e Diretório Nacional do PT.

 

Fonte: Ascom