Prefeitura de Teresina firma parcerias com Agência de Desenvolvimento Francesa


A Prefeitura de Teresina, por meio da Agenda Teresina 2030, órgão vinculado a Secretária Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), firmará durante essa semana parcerias importantes com a Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD) e representantes da Prefeitura de Estrasburgo, cidade da França, além de promover um café da manhã aberto à população com temas ligados à inovação e gestão pública.

Na manhã de quarta-feira (3), acontece no Palácio da Cidade a solenidade de assinatura de termo de cooperação do Observatório da Mobilidade, que usa a tecnologia Blockchain para melhorar a gestão do transporte público. Por meio desse sistema, a capital piauiense será a primeira cidade do mundo a utilizara a tecnologia para armazenar de maneira digital, segura, eficiente, em único lugar e acessível à população, todas as informações relativas ao transporte coletivo, como cumprimento de ordens de serviço, relatórios de viagens, dentre outras.

A solenidade que irá formalizar o projeto em Teresina contará com a presença do prefeito Firmino Filho, do secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga, e representantes da AFD. O projeto prevê investimentos de 500 mil euros, financiados pelo Fundo Europeu para o Clima (Euroclima), que visa promover o desenvolvimento sustentável e resiliente às mudanças climáticas em 18 países da América Latina.

Na tarde de quinta-feira (4), em uma reunião técnica com representantes da Prefeitura de Estrasburgo, será discutida uma possível cooperação entre a PMT e a metrópole europeia para troca de experiências na área de mobilidade urbana sustentável.

Na manhã de sexta-feira (5), a Agenda Teresina 2030 realizará um café da manhã aberto à população com temas ligados à inovação e gestão pública. A solenidade que acontecerá no Clube dos Diários, às 8h, contará com presença de autoridades nacionais, como representantes do Banco Central, além dos diretores da AFD e da Prefeitura de Estrasburgo, entre outros convidados de diversos países.

Serão abordados em palestras e mesas de diálogo temas que giram em torno de questões sobre governo aberto, cidades inteligentes, resiliência e sustentabilidade urbana. O evento é aberto a toda população, principalmente a estudantes, pesquisadores e servidores públicos. Além disso, serão apresentadas algumas das ações da Agenda Teresina 2030, setor de inovação da PMT que tem o trabalho voltado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

“Um dos nossos objetivos é a criar parcerias para o desenvolvimento sustentável que vão servir para compartilharmos experiências e termos acesso a fundos internacionais para o desenvolvimento de Teresina, de forma sustentável e resiliente. Além disso, conseguimos fortalecer os laços com outros países para avançarmos em projetos, que sem essa cooperação entre os países se tornaria muito mais difícil”, ressalta Flávia Maia, especialista em sustentabilidade e resiliência da Agenda Teresina 2030.

“A Prefeitura de Teresina é uma das pioneiras no Brasil a ter um departamento voltado para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o trabalho realizado pela Agenda Teresina 2030 tem mostrado resultados em diferentes áreas, inclusive na cooperação com órgãos internacionais que levam à melhorias para a população teresinense”, diz o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: PMT