Pedro II ganha Centro de Gastronomia com apoio de Heráclito


O Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes, inaugurou na noite desta quarta-feira (19) o Centro Gastronômico João Mendes Nepomuceno Neto, em Pedro II. O prédio funcionará no campus do IFPI do município e para ser executada contou com o apoio do deputado federal Heráclito Fortes (DEM/PI), que destinou recursos da ordem de R$ 800 mil reais, através de emenda parlamentar de sua autoria, que foram investidos na construção do prédio e na aquisição de equipamentos.

A emenda de R$ 800 mil ajudou na construção do prédio e compra de equipamentos

O deputado não participou da solenidade devido à votação do Orçamento que aconteceu no mesmo dia, em Brasília. Em seu nome, falou o ex-vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, que ressaltou o trabalho e a dedicação de Heráclito Fortes para a concretização da obra. “Para mim, é uma grande satisfação representar o deputado Heráclito Fortes nesse momento, porque eu acompanhei seu trabalho e o seu empenho na realização dessa obra, desde o senado. Portanto, estejam certos que este sonho é resultado do entusiasmo de todos os envolvidos e, principalmente, da crença no potencial de Pedro II para a gastronomia, algo que já é reconhecido fora do estado”, destacou Ronney Lustosa.

De Brasília, o deputado Heráclito Fortes comentou a inauguração do Centro. “A construção dessa escola é o primeiro grande passo para a formação de profissionais qualificados e gabaritados para um mercado cada vez mais exigente e competitivo e vai tornar Pedro II, dentro de alguns anos, o maior Centro Gastronômico do interior do Nordeste”, disse Heráclito, ressaltando ainda a importância de se valorizar os profissionais pedrosegundenses que vivem em São Paulo e fazem escola na área gastronomia. “Hoje, já são mais de 8 mil profissionais piauienses, a maioria de Pedro II, todos respeitadíssimos e bastante requisitados nos melhores restaurantes da capital paulista”, pontuou.

O deputado Heráclito Fortes não pode comparecer a solenidade de inauguração

O diretor do IFPI de Pedro II, Raimundo Nonato, destacou a importância do Centro como o primeiro especializado da área no Piauí, com laboratórios inteiramente equipados para realização de aulas práticas e teóricas. “A construção do Centro também é fundamental para implantarmos, em um futuro próximo, um curso superior na área da Gastronomia”, pontuou Nonato.

Também participaram da solenidade, o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, o Prefeito Alvimar Martins, o empresário e ex-secretário de turismo do Estado, Sílvio Leite, estudantes e funcionários do IFPI e a família de João Mendes Nepomuceno Neto, que deu nome ao prédio onde funcionará o Centro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom