Municípios

Secretaria das Mulheres discute implementação dos serviços do Ônibus Lilás em Itaueir

O foco é intensificar as ações de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres do município

Secretaria das Mulheres discute implementação dos serviços do Ônibus Lilás em Itaueira

Secretaria das Mulheres discute implementação dos serviços do Ônibus Lilás em Itaueira

A secretária das Mulheres Zenaide Lustosa recebeu, nesta terça-feira (7), a secretária de Assistência Social de Itaueira -PI, Lidiane Maia e Patrice Leitão, ex-prefeito do município. O objetivo foi discutir uma parceria para a implementação dos serviços do projeto do Ônibus Lilás no município. O foco é intensificar as ações de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres na região.

O projeto é fruto de uma parceria entre sindicatos, trabalhadores rurais, organizações da sociedade civil, poder público municipal e prefeituras, oferecendo serviços como emissão de documentos e assistência jurídica. 

Zenaide Lustosa ressaltou que o Ônibus Lilás é um equipamento importante no combate à violência contra a mulher. De acordo com ela, suas atividades incluem oficinas sobre a Lei Maria da Penha, diversos tipos de violência, canais de atendimento, além de serviços psicossociais. 

“Destinado especialmente às mulheres rurais, que enfrentam maior vulnerabilidade, o Ônibus Lilás busca atender aquelas que frequentemente estão em locais desprovidos de tais serviços e acesso a canais de suporte”, pontua Lustosa.

A secretária de Itaueira, Lidiane Maia expressou a importância de oferecer apoio às mulheres do município e promover discussões sobre violência de gênero e doméstica. “O Ônibus Lilás representará o primeiro grande  serviço na área social do município, com previsão de chegada para junho”, disse. 

Já o ex-prefeito Patrice Leitão, enfatizou a relevância da iniciativa para o município, dada a vulnerabilidade social enfrentada por muitas mulheres locais, que se beneficiarão dos serviços disponibilizados pelo veículo.

A Sempi oferece ainda o canal de atendimento "Ei, mermã, não se cale", através do  0800 000 1673 via WhatsApp, disponível 24 horas. O objetivo é oferecer um suporte humanizado e acolhedor para que mulheres em situação de violência possam reconhecer sua situação e buscar ajuda.

Fonte: SEMPI

Dê sua opinião: