Municípios

Mulheres conquistam espaço na área de saneamento básico em Teresina

Na Águas de Teresina as mulheres estão exercendo cada vez mais cargos de liderança

Mulheres conquistam espaço na área de saneamento básico em Teresina

Mulheres conquistam espaço na área de saneamento básico em Teresina

As mulheres no Piauí vêm conquistando cada vez mais espaço nas mais diversas áreas, setores e níveis hierárquicos, como no setor de saneamento básico.

Um exemplo é a técnica em Segurança, Diana Oliveira, formada pelo Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), que atua, desde 2021, como colaboradora da concessionária Águas de Teresina. Ela é a responsável pela integridade física dos trabalhadores que atuam nos canteiros das obras de esgoto em Teresina. 

“Diariamente, cuido do bem-estar dos colaboradores para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Apesar de, no dia a dia, trabalhar com um público majoritariamente masculino, da área operacional, me sinto acolhida e respeitada por todos”, reforça a técnica.

Participação feminina: oportunidades e crescimento

A Águas de Teresina faz parte do grupo Aegea, que assumiu o compromisso público de ampliar a participação feminina em cargos de liderança, aumentando a porcentagem 32% para 45% até 2030. A iniciativa reforça o empenho para a contratação, formação e desenvolvimento de lideranças femininas, com base em oportunidades igualitárias.

A supervisora de Operações, Emanuelly Gois, ocupa um cargo de liderança na concessionária. Ela começou como Jovem Aprendiz e, atualmente, coordena os agentes socioambientais, que levam informações educativas sobre os benefícios do esgotamento sanitário para a saúde e dialogam acerca da importância da conexão dos imóveis à rede de esgoto.

De acordo com a supervisora, atuar em uma área que proporciona oportunidades de crescimento no mercado é gratificante. “Tenho orgulho de estar em um ambiente de constante aprendizado, oportunidades de crescimento e, principalmente, um clima de respeito que transita entre gênero, raça ou qualquer que seja o nível hierárquico da função”, declara Emanuelly.

Fonte: Águas de Teresina

Dê sua opinião: