Municípios

HGV realiza primeira cirurgia para retirada de placa de gordura na veia carótida

O paciente possui 60 anos, passa bem, e já está de alta da UTI

Serviço de Neurologia do HGV já realizou mais de 600 procedimentos em 2023

Serviço de Neurologia do HGV já realizou mais de 600 procedimentos em 2023

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, esta semana, a primeira endarterectomia de carótida com paciente acordado. O procedimento de alta complexidade somente foi possível devido a uma equipe composta por cirurgiões vasculares, anestesistas e multiprofissional especializados para o tratamento. O paciente possui 60 anos, passa bem, e já está de alta da UTI.

Segundo o cirurgião vascular Rodrigo Norões, o paciente teve um AVC e precisava passar por um procedimento que consiste em remover a placa que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida para o cérebro. “Fizemos uma incisão no lado do pescoço sobre a artéria carótida afetada. A artéria foi aberta e a placa removida. Após retirada da placa, a artéria foi fechada restaurando o fluxo de sangue normal para o cérebro. Optamos pela técnica do paciente acordado devido à melhor monitorização do paciente estando acordado, além de garantir rápida ação em caso de complicações locais”, explica o médico.

A diretor-geral do HGV, Nirvania Carvalho, disse que as intervenções realizadas no hospital estão cada vez mais complexas. “Esses resultados são comparados aos melhores centros do Brasil e somente é possível realizar devido a equipamentos modernos e profissionais especializados e comprometidos”, destaca a gestora.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o HGV se consolida como referência em alta complexidade no Piauí. “O HGV é uma referência no estado em diversos serviços de alta complexidade e a nossa meta é ampliar cada vez mais”, disse o gestor.


Fonte: CCom

Dê sua opinião: