Alepi

Audiência pública no dia 18 de maio vai discutir os planos municipais de saneamento

A audiência foi proposta pelo deputado Henrique Pires, ex-presidente da Funasa

Deputados estaduais Henrique Pires e Francisco Limma

Deputados estaduais Henrique Pires e Francisco Limma Foto: Thiago Amaral / Alepi

O deputado estadual Henrique Pires (MDB), que ja foi presidente da Fundação Nacional de Saúde na gestão do presidente Michel Temer, requereu à Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) a realização de uma audiência pública para tratar dos planos municipais de saneamento, que são documentos que reúnem diretrizes, estudos, programas e metas sobre saneamento básico.

A solicitação foi lida na sessão plenária de terça-feira (19). Se aprovada, a audiência deverá ocorrer no próximo dia 18 de maio e também discutirá temas, como a situação da Adutora do Sertão.

No Piauí, a população sem acesso à água corresponde a 22,9% e os habitantes sem atendimento a coleta de esgoto é de 83,2%, isto é, mais de 2,5 milhões de habitantes não tem acesso a este serviço; na região apenas 16,6% do esgoto produzido é devidamente tratado. Estes dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2019, e que também estão disponíveis na plataforma de indicadores do Instituto Trata Brasil, Painel Saneamento Brasil. 


O parlamentar requereu ainda a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir as obras de infraestrutura, em Teresina, que encontram-se sem conclusão. Ainda na ocasião, Henrique Pires requereu à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a execução de serviços de reforma e ampliação da Unidade Escolar Franklin José da Silva, situada em São Brás do Piauí.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: