Alepi

Assembleia Legislativa avalia adoção de plano de previdência complementar

O plano foi anunciado nesta quarta-feira (8) pelo presidente da Alepi, Franzé Silva

Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí

Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí Foto: Paulo Pincel

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está discutindo a possibilidade de implementar um plano de previdência complementar para os parlamentares e servidores da Casa que desejem se aposentar com valor acima teto definido pelo INSS. A novidade foi anunciada durante a sessão plenária desta quarta-feira (08) pelo presidente Franzé Silva (PT).

A Mesa Diretora da Alepi deve se reunir na próxima semana com a PrevNordeste, para discutir um plano de adesão com a fundação de previdência complementar. “Vai ser apresentado um plano de capitalização, pra que a gente possa, até o mês de junho, tomar uma decisão. É uma decisão coletiva, mas qualquer um fica livre pra aderir ou não”, afirmou o presidente.

A proposta será repassada ao Sindicato dos Servidores da Assembleia para avaliação junto aos sindicalizados. “Se houver entendimento e aceitabilidade por parte dos servidores e dos parlamentares, nós iremos trazer essa possibilidade de ter uma aposentadoria mais confortável”, explicou Franzé.




Quinze anos da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas


No próximo dia 15 de maio, a criação da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) competa 21 anos. Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido pela Associação, que agrega 455 escolas espalhadas pelo Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.798, de 5 de janeiro deste ano, como o Dia Nacional da Educação Legislativa.

Para celebrar a data, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar uma palestra sobre “Educação Legislativa, uma revolução silenciosa, que transforma o país”, ministrada pelo fundador e presidente de Honra da ABEL, Florian Madruga, que, na ocasião, vai ser agraciado com a entrega do Título de Cidadania Piauiense, requerimento apresentado pelo presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi), deputado Francisco Limma.

Segundo Florian Madruga, a data comemorativa significa avanço e motivação para quem trabalha nessa área. “As Escolas do Legislativo e de Contas têm como missão capacitar os servidores das Casas, bem como despertar o sentimento de cidadania e consciência política nos jovens estudantes brasileiros e também nas comunidades”, acrescentou Madruga.

O novo presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas é o advogado Roberto Lamari.

Na Escola do Legislativo do Piauí, o presidente, deputado Francisco Limma, o diretor José Osmar Alves e a vice-diretora Gildete Milu contam com uma equipe comprometida em oferecer cursos de interesse tanto para os servidores, como para o público externo, aproximando o Poder Legislativo da população e promovendo educação para cidadania.

Fonte: ALEPI

Dê sua opinião: