Moradores de rua começam a receber refeições fornecidas pelo Governo


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), começou nesta segunda-feira (01) a fornecer refeições a moradores de rua de Teresina. A iniciativa da parceria com a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo é da vice-governadora Regina Sousa que participou da entrega junto com a secretária Ana Paula Araújo. A princípio serão fornecidas 100 refeições e gradativamente vai aumentando até chegar a 300 por dia a pessoas cadastradas pela Pastoral do Povo de Rua.

A ideia do fornecimento das refeições foi da vice-governadora Regina Sousa

A vice-governadora Regina Sousa disse que tem uma população no país que ninguém quer ver, é invisível, que são os moradores de Rua. No Brasil, existem 300 mil moradores de rua, e a cidade de São Paulo concentra a maior parte. “ Acho inadmissível a gente deixar que as pessoas fiquem comendo restos de comidas no lixo. O próximo passo é fazer uma campanha contra o desperdício. As pessoas têm tanta sobra de comida, não custa dar para o seu vizinho que mora ali em um casebre e que você sabe que ele está com fome.” Regina Sousa destacou ainda que quem vive na rua querem dignidade e ter pelo menos uma refeição por dia. E pediu que os moradores voltem a estudar, ter conhecimento. “ Nunca é tarde para voltar a estudar.”

“Nosso objetivo não é só matar a fome deles. Queremos também ajudá-los a sair das ruas e terem uma vida digna, ensinando-lhes um oficio. Hoje, aprendem a pintar paredes, amanhã, vão aprender outras coisas e assim vai. Após o almoço, eles irão produzir e aprender,” comentou a secretária Ana Paula.

Marcelo Fernandes vive na rua há três anos e agradeceu a iniciativa do governo em fornecer refeições a quem não tem onde morar e disse que é preciso sempre lutar para não voltar a errar. “ Nós queremos mudar de vida. Queremos uma moradia, um trabalho.”

A Pastoral do Povo de Rua é coordenada pelo padre João Paulo Carvalho e será a responsável pelo cadastro dos moradores que vão receber as refeições que serão distribuídas na sede da Pastoral, na Rua Anísio de Abreu, 702 – Centro /Sul; e na Fraternidade Maria Mãe de Deus – Rua 13 de Maio, 737 – Centro / Norte.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom