Alepi

Luciano destaca propostas em primeiro debate realizado na TV

Luciano destaca propostas em primeiro debate realizado na TV

O deputado estadual Luciano Nunes participou na noite desta quinta-feira (16) do primeiro debate para candidatos ao Governo do Estado promovido por uma emissora de TV local de Teresina. Durante sua participação, o candidato tucano destacou suas propostas para área de saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico, bem como enfatizou a necessidade da redução do atual tamanho da máquina pública, que segundo ele, está inchada e prejudicando diretamente o cidadão piauiense.
“ Precisamos atender as pessoas que mais precisam prestando um serviço de qualidade. Dessa forma, vamos reduzir o tamanho desta máquina, diminuir a quantidade de secretarias e coordenações para menos da metade, pois reduzindo o tamanho da máquina estremos reduzindo também o desperdício, o retrabalho, e vai sobrar dinheiro para investirmos nas áreas sociais que atendem as pessoas que mais precisam, fazendo uma saúde de qualidade. Hoje a saúde vive um caos no Piauí, os hospitais regionais completamente sucateados, sem nenhuma infraestrutura para atender a população no interior”, afirmou Luciano Nunes.
O candidato acrescentou que na educação existe o risco dos alunos perderem o ano letivo, tendo em vista que são mais de 60 dias de greve porque o governo não paga o piso do servidor. “Em muitos municípios do Estado, o transporte escolar sequer funcionou esse ano, crianças e jovens não assistiram um só dia de aula em 2018. Reduzindo o tamanho da máquina, diminuindo o desperdício, o desvio de recursos públicos, nós vamos investir nas áreas essenciais para beneficiar a população que mais precisa do nosso Estado”, disse.
No que diz respeito à saúde, Luciano Nunes afirmou que é compromisso seu criar e construir quatro Hospitais de Urgência no Piauí. “Teresina é o único lugar que dispõe de um hospital de urgência no Estado. Nós vamos criar em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus para atender as pessoas perto de onde elas moram. Não faz sentido uma pessoa quebrar a perna em Bom Jesus e ter que vir em Teresina para ver sua cirurgia realizada. Além disso, vamos fortalecer os hospitais regionais, ter resolutividade, vamos apoiar os municípios, fazer a parceria com os municípios repassando o cofinanciamento da saúde para fazer uma saúde de qualidade em todo o Estado”, explicou.
Sobre a temática agricultura, Luciano destacou a obra da Transcerrados e o apoio e incentivo ao pequeno produtor. “Temos dois eixos da agricultura, o agronegócio dos grandes produtores dos cerrados que estão há 12 anos esperando que se conclua a Transcerrados e que nunca se concluiu.  Recentemente o Governo retirou R$100 milhões das Transcerrados e ninguém sabe para onde esse dinheiro foi”, lembrou Luciano.
O candidato informou também que na agricultura familiar, do pequeno agricultor, recentemente o IBGE publicou uma pesquisa que mostra que 98% das propriedades dos produtores rurais não recebem nenhum tipo de assistência técnica. “Nós precisamos de investimentos, de atenção ao agricultor familiar, temos que reestruturar a Emater, que foi completamente sucateada, apoiar o grande agricultor com infraestrutura, concluindo a Transcerrados, levando energia elétrica, trabalhando pela regularização fundiária, e apoiar o pequeno agricultor. É inadmissível aqui no Piauí nós importarmos frutas e verduras dos estados do Pernambuco, Ceará e da Bahia, quando temos terra, água em abundância e gente querendo produzir.
Vamos apoiar a produção, estimular o pequeno produtor, e estimular também os grandes agricultores, levando as obras de infraestrutura necessárias para o desenvolvimento do setor primário”, destacou.
Luciano Nunes também deu sua opinião sobre desemprego e falou das altas cargas tributárias do Estado. “Vivemos um momento difícil, sobretudo para a nossa juventude, o índice de desempregados aumenta a cada dia.  Segundo os últimos números do IBGE, enquanto o Brasil diminuiu o seu número de desempregados, o Piauí aumentou. Isso mostra o equívoco do Governo atual quando aumentou o valor dos impostos aqui no Piauí, foi o governo que mais aumentou impostos na história do Piauí. O piauiense paga a maior carga tributária sobre energia e combustíveis da federação e isso penaliza diretamente o nosso setor produtivo, desde o pequeno agricultor, como também o setor industrial, o comércio, a prestação de serviços, porque o aumento dos impostas onera diretamente em todos os produtos”, lembrou.
O candidato acrescentou que a sua a proposta é de reduzir a carga tributária. “Temos que diminuir o valor dos impostos para estimular o setor produtivo, ter uma política séria de atração de investimentos, de atração de empresas, estimular o empreendedorismo, para que os próprios piauienses possam empreender, colocar seu próprio negócio, gerar empregos, gerar produção, gerar oportunidades e aquecer a nossa economia”, disse.
Luciano disse ainda que o mais revoltante da situação do Estado do Piauí é que esse aumento abusivo de imposto além de penalizar o trabalhador, além de desempregar e não gerar expectativa para a juventude que quer uma oportunidade de emprego, só está servindo para bancar e manter a máquina pública. Temos uma máquina pesada, inchada, que sustenta 69 secretarias e coordenadorias. Não podemos aceitar essa situação. Precisamos de uma gestão eficiente, focar em áreas vitais para a população como saúde, educação segurança pública, focar o Estado do Piauí para a produção, estimular o desenvolvimento, estimular o setor produtivo para gerar emprego”.
 

Dê sua opinião: