Litoral piauiense passa por levantamento aerofotogramétrico


O levantamento aerofotogramétrico do litoral piauiense está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em atenção à solicitação do Serviço do Patrimônio da União (SPU). A ação é voltada para a reavaliação do traçado da linha de praia do Estado.

Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (Chico Rasta / MTur)

Para o levantamento está sendo utilziada técnica em mapeamento, que apresenta dados precisos e de baixo custo. Devido à pequena extensão do litoral piauiense, o mapeamento está sendo feito com veículos aéreos não tripulados (Vants) nos trechos de praia dos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Os dados coletados devem subsidiar a atualização do traçado da linha de praia que serão avaliados por um comitê do qual Semar e SPU fazem parte, dentre outros integrantes.

De acordo com a coordenadora estadual do Gerenciamento Costeiro no Piauí, Tânia Nolêto, a ação é fundamental para a proteção do litoral do estado. “Por meio do levantamento, será possível fazer um planejamento de uso e ocupação do solo, tendo em vista que as praias são bens públicos de uso comum da população”, destaca Nolêto.

“Além da reavaliação do traçado da linha de praia, as imagens e dados coletados servirão de base para atividades de planejamento, vistorias e fiscalização voltadas ao gerenciamento costeiro”, ressalta Tânia.

 

Fonte: CCom