Iracema participa de homenagem ao tio Petrônio Portella na APL


A Academia Piauiense de Letras realizou uma homenagem ao ex-senador, ex-governador, ex-ministro e acadêmico Petrônio Portella, que completaria 90 anos neste sábado.

IRACEMA NA ALPA deputada federal Iracema Portella e seu tio Elói Portella Nunes representaram a família no evento.

A APL exibiu um documentário sobre a vida e obra de Petrônio Portella e em seguida o jurista e acadêmico Celso Barros Coelho falou sobre sua convivência com o homenageado, tanto na militância política quanto na vida pessoal, pois suas famílias têm laços de amizade. O professor e acadêmico Jônathas Barros Nunes falou aos presentes sobre a importância de Petrônio Portella para a política nacional.

A deputada federal Iracema Portella agradeceu, em nome da família, pela homenagem, e afirmou que tem trabalhado para seguir os passos de seu tio Petrônio e de seu pai Lucídio Portella. “Fiquei emocionada aqui com a lembrança e o carinho dos amigos da Academia, meu tio sempre foi um exemplo de homem público e é uma honra ver que seu legado é motivo de orgulho para os piauienses”, comentou a parlamentar.

Petrônio Portella nasceu em Valença, era advogado e exerceu cargos públicos importantes no Piauí e em Brasília. Foi prefeito de Teresina, governador do Estado e senador, chegando inclusive a presidir o Congresso Nacional. Quando morreu, aos 54 anos, era ministro da Justiça e estava cotado para a presidência da República, com o apoio do presidente João Batista Figueiredo.

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom