Governadores do Nordeste expõem descontentamento com Bolsonaro


O encontro do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, serviu muito mais do que para o planejamento de meras questões de planejamento e investimentos na região Nordeste.

Evento que reuniu 9 representantes de cada estado nordestino, entre governadores e vice-governadores, também foi utilizado como palco para expressar o descontentamento com o governo de Jair Bolsonaro.

Governadores do nordeste em reunião

O governador João Azevedo, governador da Paraíba, ressaltou que o intuito do consórcio não é de separar a região Nordeste do resto do Brasil, como assim afirmou o presidente Bolsonaro. Sobre a opinião do presidente, Azevedo afirma: “Essa foi uma frase infeliz que não mostra a realidade e nem o conhecimento daquilo que efetivamente representa o consórcio, pois o consórcio é um instrumento moderno de gestão e é isso que estamos buscando para enfrentar essa estagnação da economia desse país que está parada e não gera emprego”.

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana, declarou lamentável a postura do presidente Jair Bolsonaro. Conforme ele: “É lamentável a postura do presidente. Nós defendemos a importância de unir o Brasil. Respeito a democracia acima de tudo e o direito da população de escolher seus próprios governantes, todos nós fomos escolhidos pelo povo dos estados e a maioria escolhido no 1º turno, como nos casos do Piauí, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco e é importante a relação e o respeito entre os entes federativos”.

Para Fátima Bezerra, que é governadora do estado do Rio Grande do Norte, a opinião do presidente da República sobre o consórcio não tem senso de realismo e coerência, onde destaca: “O presidente Jair Bolsonaro não tem nenhum senso de realismo, de coerência e que o Nordeste quer crescer unido junto com o Brasil, toda a nossa energia está voltada para responder aos anseios da população, todo nosso foco vem no sentido de termos um projeto de desenvolvimento com geração de emprego para o nosso povo, projeto que traga inclusão social, no campo da Saúde, Segurança, Educação, Assistência Social”.