Firmino Filho inaugura creche que atenderá 360 alunos na zona Norte


O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, participou nesta segunda-feira (10) da inauguração de mais um novo Centro Municipal de Educação Infantil, na zona Norte de Teresina. A Prefeitura entregou para a comunidade do Residencial Inglaterra o CMEI João Paulo dos Reis Veloso, que atenderá até 360 alunos.

O presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, participou da inauguração

A unidade de ensino recebe crianças de 6 meses de idade a 5 anos, com 20 vagas destinadas exclusivamente para o berçário de tempo integral. São dez salas de aula climatizadas, sala de vídeo e leitura, refeitório, solário, sala de professores, banheiros com acessibilidade e pátio coberto. O prédio de instalações modernas chama atenção pelo colorido e grandiosidade da estrutura. A construção é fruto do investimento do FNDE e da Prefeitura de Teresina, com recursos no valor de R$ 2.203.817,16.

“Teresina é um orgulho nacional, mostra como se faz educação de qualidade gastando menos. É um prazer fazer parte desse momento de inauguração de mais uma creche na capital que é modelo para o país”, disse Carlos Alberto Decotelli.

O nome da creche é uma referência ao economista piauiense João Paulo dos Reis que já foi ministro do Planejamento e um dos maiores contribuintes do Estado do Piauí. A homenagem foi elogiada pelo presidente do FNDE, que fez questão de enaltecer a trajetória de vida de João Paulo. “Muito do que sou hoje devo a esse homem”, disse Decotelli.

O prefeito Firmino Filho falou da alegria em receber os elogios e destacou alguns motivos de Teresina ser referência. “Nos enche de orgulho ver grandes nomes da educação enaltecendo nosso trabalho. Temos um modelo de educação baseado em gestão, autonomia escolar, valorização dos professores e avaliação. Teresina está construindo o sonho da escola pública de qualidade para todos, e quando chegarmos lá poderemos dizer que estamos vivendo em uma cidade realmente justa, com oportunidade para todos”, conclui.

Para o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, o CMEI traz oportunidades para as crianças da região. “Temos a melhor proficiência entre as capitais, ótimos resultados em alfabetização e estamos em expansão da rede escolar, sobretudo na Educação Infantil. Tudo isso chama atenção do Brasil, e cada vez que inauguramos uma escola ampliamos as oportunidades que ela traz”, pontuou.

A diretora do CMEI, Girleide de Carvalho, declara que é um sonho realizado. “Ter essa escola na comunidade é assegurar condições dignas de estudo para as crianças da região, superando a estrutura de muitas escolas particulares. Por isso temos motivos de sobra para valorizar cada pedaço desse lugar. A equipe está preparada para fazer a diferença na vida das famílias, cuidar do presente para construir o futuro”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: PMT