Exposição homenageia o ex-vereador Anselmo Dias


 

A exposição “Ah! Se esse bairro fosse meu” foi inaugurada na quarta-feira (20/02), na Câmara Municipal de Teresina e faz parte da comemoração aos 30 anos do bloco de carnaval Barão de Itararé, do bairro Dirceu Arcoverde, que homenageia o ex-vereador de Teresina, José Anselmo Dias.

Enzo Samuel esteve com a família do ex-vereador Anselmo Dias

A exposição ficou na Câmara Municipal até quinta-feira (21/02) e depois será exibida no Teatro João Paulo II e na Associação de Moradores do Itararé (AMI), ambos na zona Sudeste da capital.

As fotos que compõem a exposição revelam os diferentes momentos da trajetória política de Anselmo Dias, bem como a folia de momo e a alegria dos moradores do grande Dirceu, conta José Pellé, coordenador da exposição.

“O Bloco Barão de Itararé é um bloco de resistência, fora do eixo Centro e fora da Marechal. Nesses 30 anos, vem atuando na área social e política através do carnaval de rua”, disse Pellé.

José Pellé aponta a importância de Anselmo Dias para a região Sudeste de Teresina. “Nesta comemoração de aniversário do bloco, estamos homenageando seu idealizador, o grande Anselmo Dias, ex-vereador de Teresina, que fez um importante trabalho social no bairro, principalmente nas obras que ele conseguiu levar para melhoria da população no grande Dirceu, como a Ponte Anselmo Dias, a sua mais importante de reivindicação”, concluiu Pelé.

O vereador Enzo Samuel (PC do B) também falou da felicidade de receber essa exposição na Câmara de Teresina e da importância histórica do bloco Barão de Itararé e de Anselmo Dias. Segundo ele, “hoje a Câmara Municipal de Teresina está sendo palco de uma belíssima exposição fotográfica que homenageia o nosso saudoso Anselmo Dias. Essa homenagem justa e importante ressalta a história do bloco, que além da irreverência, tem um propósito diferenciado, levando a política, as reivindicações e os anseios da população”.

As ações políticas de Anselmo Dias na região do Itararé o levaram para a Câmara Municipal de Teresina, pelo PC do B, onde exerceu dois mandatos entre 1996 e 2004.

O filho de Anselmo Dias, Rafael Dias, se emocionou e agradeceu a homenagem dada ao pai.

“Meu pai foi um dos fundadores desse bloco e eu fico muito feliz com essa importante homenagem que fazem ao meu pai, ressaltando tanto a história da região Sudeste como também a história dele em si. O bloco Barão de Itararé tem uma visão diferente do carnaval, trazendo diversos questionamentos políticos e sociais. Eu fico muito grato e agradeço, em nome da minha família, ao vereador Enzo Samuel por estar abrindo espaço na Câmara para essa exposição”, finalizou Rafael Dias.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom