Deputado aprova audiência pública para debater Turismo Rural


A Comissão de Turismo da Câmara Federal aprovou requerimento de autoria do deputado Flávio Nogueira (PDT-PI), solicitando a realização de uma audiência pública com o intuito de debater a atividade econômica do Turismo Rural, de forma a aprimorar a legislação existente sobre o assunto.

De acordo com o pedetista, é bastante conhecida a baixa competitividade do Brasil na capacidade de atrair turistas dada a extensão territorial, riqueza natural e diversidade cultural. Muitos fatores poderiam ser enumerados, entretanto uma análise prospectiva do comportamento do turista pode ser muito mais eficaz no sentido de alavancar esse tipo de turismo.

“É necessário perceber que houve uma mudança fundamental no interesse dos turistas em geral, que em tempos atuais buscam algo além de um passeio para observação ou apreciação de monumentos e paisagens”, pontua Nogueira.

Esse segmento, ao mesmo tempo em que possibilita uma interação intensa com a natureza e com a cultura do homem do campo, dá a oportunidade de o turista desvencilhar-se do ambiente urbano e vivenciar o dia a dia de diferenciadas propriedades agrícolas.

O debate do tema propiciará ao Congresso um painel atualizado do Turismo Rural por meio de experiências empresariais e visões de especialistas, bem como tomar conhecimento de demandas legislativas de classes atuantes no setor.

Recentemente, Nogueira apresentou Projeto de Lei (2204/19) com normas para exploração do turismo rural. O projeto tramita em conjunto com o PL 1522/19 e será analisado, pelas Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom