Comissão de Saúde da Câmara de Teresina visita Farmácia do Estado


A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina esteve visitando a equipe da Assistência Farmacêutica do estado nessa quarta-feira (12), para acompanhar de perto o processo de dispensação de medicamentos aos pacientes renais. Atualmente, cerca de 3.000 pacientes com insuficiência renal são atendidos em 20 pontos localizados tanto na capital como no interior.

Os vereadores foram ao almoxarifado da farmácia para averiguar os medicamentos

A visita ocorre após audiência publica realizada na semana passada na Casa Legislativa, quando foi apresentado o relatório constando a regularização no fornecimento dos medicamentos. “Naquela ocasião, apresentamos a regularização dos medicamentos, inclusive o Sacarato de Hidróxido Férrico. Na visita de hoje, mostramos como se dá esse fornecimento, como funciona a nossa entrega de medicamentos para pacientes, que é através das clínicas renais em Teresina e algumas cidades do interior”, explica Wanda Avelino, diretora geral.

A gestora explanou ainda que foi feita uma força-tarefa para regularizar o abastecimento do Sacarato junto às clínicas, onde mais de 60% dos pacientes recebem a medicação.

O vereador Levino de Jesus, (PRB), fala da importância da visita. “É uma forma de contribuir na dispensação e atender aos pacientes renais”.

Também participaram da visita, os vereadores Stanley Freire, Deolindo Moura, Ítalos Barros e Joaquim do Arroz. Acompanharam ainda os técnicos da Farmácia, Jean Batista, Wisllan Santos, Maurício Reis e Izabela Lopes.

Ao todo, a Assistência Farmacêutica dispensa 22 tipos de medicações para as patologias como Insuficiência Renal Crônica e a Imunosupressão do Transplante Renal. Atualmente, as medicações são fornecidas aos 2.998 pacientes renais.

Os parlamentares de Teresina conversaram com os responsáveis pela Farmácia

Somente este ano, foram dispensados 1.041.115 unidades de medicamentos, entre ampolas, cápsulas e comprimidos. Cada paciente recebeu entre dois a três tipos de medicações, sendo que as mais dispensadas (Alfaepoetina, Sacarato de Hidróxido Ferroso e Sevelamer) representaram mais de 70% dos atendimentos.

A dispensação ocorre em 20 pontos descentralizados em todo Estado, principalmente em Teresina, em sete unidades: na própria sede da Farmácia e em mais seis clínicas; em Picos, em duas clínicas e na Farmácia; Floriano, em uma clínica e na Farmácia. Os medicamentos também são entregues nas Farmácias descentralizadas em Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras e Corrente.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom