Ciro Nogueira destaca importância da Transnordestina para o Piauí


A ferrovia Transnordestina, uma das principais obras de infraestrutura de interesse Piauí, foi tema de audiência pública nesta terça-feira (04), na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) destacou a importância que a ferrovia tem para o desenvolvimento do estado. “Viabilizar essa obra é uma das minhas metas para o próximo mandato. Com a realização dessas grandes obras estruturantes, como a Transnordestina, o Piauí vai poder dar um grande salto de desenvolvimento nos próximos anos”, afirmou.

Senado realizou audiência pública para debater andamento das obras nesta terça-feira

Na audiência pública, o grupo de trabalho interministerial encarregado de analisar a situação da concessão da ferrovia expôs um relatório com a análise da situação atual e sugestões para agilizar as obras da ferrovia.

A equipe, composta por técnicos dos ministérios dos Transportes, do Planejamento e da Integração Nacional; e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou uma sugestão de plano de trabalho para guiar os próximos passos do empreendimento.

O relatório apontou a captação de mais recursos por meio de parcerias com entes públicos e privados e a concentração de esforços nos trechos mais avançados da obra como medidas importantes a serem adotadas.

Um desses trechos destacados é o de Eliseu Martins a São Francisco de Assis, no Piauí, que já está em execução e tem a previsão para ser entregue em 2023.

O documento destaca que além da produção de grãos, uma das principais cargas transportadas na ferrovia será o minério de ferro. Com isso, o município de Paulistana, no Piauí, será um dos grandes beneficiados, por possuir uma mina localizada na região com um alto teor desse material.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom