PODER

Alepi autoriza governador Rafael Fonteles a se ausentar do País em viagem oficial

A viagem, em missão oficial à Índia, Singapura e Austrália, começa na sexta-feira (8) até 21 de março

Deputados no Plenarinho da Assembleia Legislativa onde acontecem as sessões

Deputados no Plenarinho da Assembleia Legislativa onde acontecem as sessões Foto: ALEPI

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, na sessão deliberativa desta terça-feira (5),  a autorização para o governador Rafael Fonteles se ausentar do País em viagem oficial à Índia, Singapura e Austrália, de sexta-feira (8) ao dia 21 de março.

 

Segundo a Mensagem, a agenda do governador envolve pautas econômicas, tecnologia e inovação em políticas públicas. No sul da Índia, a comitiva vai visitar empresas que atuam na transição energética e outras de áreas como saneamento e telemedicina com a perspectiva de atrair alguns desses negócios para o Piauí. Na Austrália, o roteiro tem objetivos parecidos, mas também inclui áreas como mineração, siderurgia e inovações em gestão pública e educação.

 

Esse segmento também vai ser foco da visita em Singapura. Rafael Fonteles vai conhecer o modelo de escola técnica utilizado no país. Também há objetivos de abrir o setor têxtil piauiense para grandes multinacionais de e-commerce como Shein e Shopee e fortalecer laços por meio das estruturas portuárias.

 

Além da autorização da viagem, os 22 deputados presentes em Plenário votaram homenagens com entrega de medalhas. Foi aprovado, por unanimidade, o projeto do presidente Franzé Silva (PT) que concede a Medalha do Mérito Legislativo ao neurologista Wellingson Silva Paiva, que é um piauiense, natural de Campo Maior, referência internacional em sua área de trabalho. O parecer favorável foi apresentado por Francisco Limma (PT).

 

Já a educadora Andrea Veiga de Carvalho Mello Lombardi vai receber a Medalha “Professor Marcílio Rangel”, também aprovada por unanimidade. O autor da matéria foi o deputado Henrique Pires (MDB) que relatou a trajetória da empresária ao desenvolver um modelo de educação que “se caracteriza pelo pioneirismo, inovação, excelência acadêmica, desenvolvimento integral e educação para a vida, fortalecendo habilidades que preparam o aluno para a tomada de decisões assertivas e criativas. É um projeto de educação para o novo, para o futuro, para o mundo”, justificou o parlamentar no projeto que foi relatado por Wilson Brandão (Progressistas).


 



Faltas serão descontadas, avisa o presidente

O presidente Franzé Silva voltou a pedir aos parlamentares que não se ausentem das sessões deliberativas às terças e quartas-feiras. Caso isso seja necessário, os deputados devem justificar a falta antes do início da sessão. Ele lembrou que há ato da Mesa Diretora da Casa que prevê o desconto nos vencimentos por conta da falta. Franzé Silva ainda pediu que os gabinetes sejam esvaziados para que a reforma do Palácio Petrônio Portella possa avançar ainda mais rápido.





Voto de pesar pela morte do ortopedista Osvaldo Gomes

 

Os deputados aprovaram Voto de Pesar pelo falecimento do médico ortopedista José Osvaldo Gomes dos Santos, vítima de uma descarga elétrica na noite de ontem. O voto foi apresentado pelo deputado Dr. Hélio (MDB) e subscrito pelos deputados Dr. Gil Carlos (PT), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e Dr. Felipe Sampaio (MDB), na sessão plenária desta terça-feira (05).


“Um grande piauiense, absolutamente comprometido e apaixonado pela medicina. Um cidadão que tem uma história lindíssima. Natural do interior de Campo Maior, começou a estudar tardiamente, cursou medicina na UFPI, depois fez a sua pós-graduação em ortopedia e traumatologia. Tinha um compromisso social muito relevante”, destacou Dr. Hélio.



O parlamentar manifestou seus sentimentos à esposa e filhos do médico, com quem dividiu os horários dos plantões no Hospital Regional de Parnaíba por mais de uma década. “Ele não tinha hora. O objetivo dele era sempre dar o máximo de celeridade, com uma competência singular. Foi um dos melhores ortopedistas do estado do Piauí”, frisou.



Por fim, Dr. Hélio fez um alerta à população. “Nunca devemos tocar naquela pessoa que está sendo vítima do choque porque você vai se tornar uma segunda vítima. O correto é que você procure alguma coisa com isolamento térmico, uma borracha, uma madeira. E também procurar onde você possa fazer o desligamento da fonte de energia”, frisou.

UTILIDADE PÚBLICA - Duas entidades piauienses tiveram o seu reconhecimento de utilidade pública aprovado na sessão plenária desta terça-feira. Iniciativa de Georgiano Neto (MDB), com relatório favorável de Evaldo Gomes (Solidariedade), o Instituto Motivação Brasil, de Monsenhor Gil, foi um dos agraciados. A outra foi a Associação dos Artistas Empreendedores do Litoral Piauiense, mais conhecida como Coletivo Cabaça. O autor do projeto foi o líder da bancada do Governo, Fábio Novo (PT), e o relatório foi lido por Wilson Brandão.

 

 

Fonte: ALEPI

Dê sua opinião: