PODER

Ministra do Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do vereador Leonardo Eulálio

Com a anulação dos votos do PL, Graça Amorim, autora da ação, deve assumir a cadeira

Vereador Leonardo Eulálio: CREA vai fiscalizar hospitais, UBS e UPAs de Teresina

Vereador Leonardo Eulálio: CREA vai fiscalizar hospitais, UBS e UPAs de Teresina Foto: Paulo Pincel

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do vereador Leonardo Eulálio, presidente do diretório municipal do Partido Liberal em Teresina.  A decisão da ministra Isabel Gallotti, do TSE, determinou a cassação de toda a chapa do PL no pleito de 2020 para a Câmara Municipal de Teresina por fraude à cota de gênero, em ação impetrada pelo Progressistas e pela suplente de vereadora Graça Amorim, que denunciaram o uso de candidaturas "laranjas" pelo PL para burlar a cota de gênero.  

As candidatas Jacira Gonçalves Rodrigues, Kátia D’Angela Silva Morais e Sônia Raquel Alves da Silva, lançadas, que tiveram votação insignificantes, negaram ser "laranjas", que apenas desistiram da disputa.

A decisão da ministra já foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e determinou o cumprimento pela 1ª Zona da Justiça Eleitoral de Teresina. Caberá à Justiça Eleitoral fazer o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário e informar o resultado à Câmara Municipal de Teresina. Com a anulação dos votos do PL, Graça Amorim, autora da ação, deve assumir a cadeira de Leonardo Eulálio.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: