PODER

Governadora defende o pacto federativo durante seminário da MRAI na APPM

Seminário de Regionalização do Saneamento Básico no Piauí lotou o auditório da APPM

Seminário de Regionalização do Saneamento Básico no Piauí na APPM

Seminário de Regionalização do Saneamento Básico no Piauí na APPM Foto: Paulo Pincel

Postada às 13h e atualizada às 21h30

A governadora Regina Sousa defendeu que os municípios menores não sejam esquecidos durante os grandes debates de temas nacionais e que essa foi a grande preocupação do governo ao aprovar a lei sobre a Microrregião de Água e Esgoto do Piauí – MRAE, aprovada pela Assembleia Legislativa, em março deste ano.  Regina Sousa abriu, na manhã desta quarta-feira, 1º de junho, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o Seminário de Regionalização do Saneamento Básico no Piauí, com a presença de prefeitos, vereadores e representantes dos municípios e dos Poderes do Estado.

Regina Sousa destacou o seminário como ação efetiva do pacto federativo, com a participação dos municípios, estados e União, debatendo e buscando soluções, a resolução de questões essenciais como o saneamento básico, os resíduos sólidos, que são urgentes e só serão superadas com a união de forças dos entes federados.



O presidente da Associação Piauiense de Municípios, prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais, fez a saudação aos presentes, quando ressaltando que a APPM vai sempre atuar na defesa da autonomia dos municípios, que precisam participar efetivamente das discussões da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí – MRAE, aprovada pela Assembleia Legislativa, no começo deste ano.




O secretário de Estado de Governo, Antonio Neto, foi o mediador do seminário, que contou com a participação dos consultores Wladimir António Ribeiro e Rudinei Toneto Júnior, que apresentaram os painés, que discutiram o “Panorama Nacional da Regionalização do Saneamento Básico e a Microrregião de Água e Esgoto do Piauí – MRAE” e “Regionalização e Prestação DirePta: o modelo autorizado pela LC nº 262/2022 do Piauí”.



Após a exposição dos consultores, houve o debate com os prefeitos e representantes dos municípios, as conclusões e os encaminhamentos definidos durante o seminário.

Presentes à abertura do seminário, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho; diretor-presidente da Agespisa, Leonardo Sousa; diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Magno Pires; secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Marçal, e deputados estaduais Henrique Pires e Fábio Novo.

Uma nova reunião será realizada entre o Governo do Estado e APPM, já com as sugestões dos prefeitos sobre governança e outras questões levantada hoje durante os debates e conclusões do semirário da MRAI.  


Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: