Política

Governo e Caixa listam obras prioritárias para serem concluídas

Governo e Caixa listam obras prioritárias para serem concluídas

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta sexta-feira (20), com uma equipe da Caixa Econômica Federal (CEF), no Palácio de Karnak. Na pauta do encontro estava a seleção das obras prioritárias para serem concluídas através do Projeto Caixa Mais Brasil. O projeto tem o objetivo de atingir novos patamares de desempenho na conclusão das obras realizadas pelo Governo do Estado com recursos da Caixa.

O governador do Piauí discutiu a questão com o gerente regional da CEF, Edilberto Costa; o coordenador da Gigov, Marcelo Basílio, e; o gerente executivo de Governo da Caixa, Marcelo Diniz.

O Governo do Piauí e a Caixa querem priorizar as obras públicas

Participaram, também, da reunião a vice-governadora Regina Sousa, e os gestores da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Osmar Júnior; da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Antônio Neto; Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Rafael Fonteles; Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev), Merlong Solano; Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto; Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Carlos Edilson; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sádia Castro; Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Gustavo Aquino; Controladoria-Geral do Estado (CGE), Márcio Souza; Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Plínio Clêrton Filho; Agespisa, Genival Sales; Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral; e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi),  Nouga Cardoso.

O governador destacou as diversas obras em andamento no Estado e afirmou que, com a parceria, estas poderão ser retomadas e concluídas em tempo hábil. “Temos obras em convênio com a União para diferentes áreas e aqui também no Estado são várias secretarias, autarquias que executam essas obras. É um conjunto de obras que somam mais de meio bilhão de reais, apenas nesse conjunto que nós tratamos aqui com a Caixa Econômica. Na reunião, acertamos um cronograma que, já agora em setembro devemos inaugurar a cadeia de Altos, em outubro o Centro de Atletismo, uma Vila Olímpica da Universidade Estadual. Queremos trabalhar para, até dezembro, concluir outras obras e retomar algumas que estavam paradas, com isso, acelerar a economia, permitir que 2019 e 2020 tenhamos todas essas obras em plena atividade ou já concluídas”, disse Wellington Dias.

O gerente executivo de Governo da Caixa, Marcelo Diniz, esclareceu que a instituição financeira vem implementando uma metodologia que garanta o cumprimento do cronograma das obras públicas no estado. Segundo Diniz, “essa reunião é mais um desmembramento da ação Mais Brasil, que a Caixa vem fazendo junto aos Estados. Há 15 dias estivemos aqui com uma equipe da matriz, no qual ficou decidido que a Caixa, com a Secretaria do Planejamento, iria definir 14 contratos, no qual esses teriam um olhar especial para tirar os entraves, de forma a finalizarmos obras ou iniciarmos contratos que ainda não tiveram autorização de início de obra”.

A Caixa tem prioridade de finalizar as obras e fazer uma análise dos contratos previstos para o início de 2020. O superintendente de Projetos da Secretaria de Planejamento do Estado, Nuno Kauê, a lista das obras que devem ser priorizadas até dezembro.

As obras apresentadas na reunião foram:

1. Reforma e ampliação do hospital de Luzilândia (retirar a cláusula suspensiva);

2. Reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (retirar cláusula suspensiva);

3. Centro de Reabilitação em Parnaíba (CER IV) - (entrega da obra física);

4. Adutora do litoral-primeira etapa (entrega da obra física);

5. Esgotamento Sanitário de Piripiri (entrega da 1ª fase com funcionalidade);

6. Bocainas Piaus II (retomada da obra);

7. Adutora Padre Lira (retomada da obra);

8. Construção do Sistema de Macrodrenagem de Oeiras (retomada da obra);

9. Construção do Sistema Pista de Atletismo (retomada da obra);

10. VLT de Teresina (viabilizar a execução das obras civis);

11. Cadeia Pública de Altos (entrega da obra física).

 

Dê sua opinião: